sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

RN é homenageado por combater o trabalho infantil

- Publicidade -

O UNICEF, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Ong Repórter Brasil e outras instituições atuantes no combate ao trabalho infantil estão em Natal hoje e amanhã para participar do Seminário para Erradicação do Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Rio Grande do Norte. Promovido pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, o seminário tem o apoio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e acontecerá no Hotel Imirá Plaza, na Via Costeira, onde estará presente a secretária-executiva do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira, que fará a entrega de uma homenagem para o Rio Grande do Norte pela redução nos casos de exploração da mão-de-obra de crianças.

A programação contempla mesas-redondas e oficinas, abordando temas como o cenário atual do combate ao trabalho infantil, o enfoque da mídia no temas sociais, além da elaboração do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

Com a cobertura do PETI em 98% dos seus municípios, e por ter sido o primeiro Estado brasileiro a implantar o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, o Rio Grande do Norte se destaca nacionalmente. Em virtude desses fatores, o Estado receberá uma premiação pelo seu desempenho na eliminação da exploração de crianças. 

A coordenadora do PETI, Maria do Carmo Silva, relata que atualmente o programa beneficia 37.156 crianças e adolescentes, atendendo a 27.582 famílias. “Recentemente, fizemos uma campanha em locais onde tinham casos de trabalho infantil, na qual os pais assinaram um compromisso para manter seus filhos no PETI e afastados da exploração”, conta.

O secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva, endossa: “Criança não tem que trabalhar; tem que brincar e ter acesso a educação, esporte e lazer. Ao proporcionar isso a meninos e meninas, o PETI muda a vida dos jovens atendidos, que muitas vezes são resgatados de trabalhos em que corriam risco de vida. Com a ajuda do programa, eles brincam, recebem reforço escolar, alimentam-se, aprendem capoeira, música e participam de oficinas de teatro e artes”.

Outras autoridades no Seminário serão o representante da OIT e coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil, Renato Mendes, o coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Diretor do Departamento da Fiscalização do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Leonardo Soares, e Maurício Hashizume, jornalista da Ong Repórter Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas