sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

RN e outros sete Estados serão “livres” de aftosa

- Publicidade -

Brasília – O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, reiterou no último domingo (18) que mais oito estados brasileiros serão reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação. A lista inclui Alagoas, Ceará, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.  A instrução normativa que oficializa a mudança no Rio Grande do Norte – hoje classificado como área de risco médio da doença – deve ser assinada até a próxima semana, disse o Mapa, por meio da assessoria de imprensa. A pretensão do ministro é visitar todos os estados que serão reclassificados e formalizar a mudança. As datas das visitas, porém, ainda não estão definidas.
Com a classificação, 99 por cento do rebanho nacional de bovinos e bubalinos estarão em zonas livres
#SAIBAMAIS#Com esses estados, mais de 205 milhões de cabeças, o equivalente a 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos, estarão em zonas livres da aftosa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disse que em outubro deste ano enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) pedindo que a zona envolvendo esses estados seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. “Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, disse o ministro. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

Auditorias

Para alcançar esse reconhecimento, os serviços veterinários oficiais foram submetidos a várias auditorias do Mapa. Além disso, mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas e 68 mil animais, selecionados aleatoriamente, passaram por várias inspeções clínicas e colheitas sorológicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, comprovando a ausência de circulação do vírus da febre aftosa na área.

Dos oito estados reconhecidos nacionalmente como livres da febre aftosa, o Maranhão é o que possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos, com aproximadamente 7,5 milhões de cabeças. O norte do Pará, segundo colocado, tem mais de 4,6 milhões de animais, possui o maior rebanho de bubalinos, com mais de 450 mil cabeças. No RN há mais de 1,19 milhão de cabeças.

O ministro da agricultura ressaltou que além de buscar o reconhecimento internacional desses estados, o Mapa vai intensificar os trabalhos e conta com o empenho dos Governos Estaduais e da iniciativa privada para que os estados do Amapá, Roraima e a parte que falta do Amazonas também consigam alcançar o reconhecimento da zona livre da febre aftosa. “Auxiliar esses estados é fundamental para que consigamos cumprir a nossa meta de um Brasil 100% livre de febre aftosa, certificado pela OIE até 2015”, ressaltou Antônio Andrade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas