quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

RN em crise (1)

- Publicidade -
Os números divulgados ontem do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram informações preocupantes para o Rio Grande do Norte. Mais uma vez, o saldo de emprego ficou negativo. Foram mais de seis mil postos de trabalho formais fechados nos três primeiros meses do anos. Isso sinaliza que a atividade econômica no RN tem um desempenho ainda pior do que a nacional, o que exige a definição de medidas do governo do Estado para incentivar a economia.
RN em crise (2)
O detalhe é que o Rio Grande do Norte e Alagoas ficaram com os piores resultados na geração de emprego. Nos dois estados, o saldo é negativo. Na Bahia, Maranhão, Ceará, Paraíba, Sergipe, Piauí,  houve mais contratações do que demissões.

Na página 6 desta edição, uma reportagem detalha os números do Caged.

Voo com Bolsonaro
O deputado federal General Girão (PSL) acompanhou a programação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ontem, em Pernambuco. Ele fez a viagem para Recife no voo com o presidente. “Durante nosso voo, apresentei ao presidente Bolsonaro o projeto de Fazenda Solar, um programa criado para fortalecer as propriedades rurais do Nordeste, com implantação de pequenas produtoras de energia elétrica de fonte solar”, disse.

Declaração de bens
Os servidores ativos da Assembleia Legislativa devem apresentar, até o dia 31 de julho, uma declaração de bens e rendas. A medida busca atualizar as informações sobre os patrimônios privados dos servidores. Nesta declaração, precisam informar sobre bens móveis e imóveis, dinheiro, títulos, ações e qualquer outra espécie de valores patrimoniais.

Mais negativa que positiva
O governo Jair Bolsonaro ficou, pela primeira em uma pesquisa XP/Ipespe, com uma avaliação negativa numericamente superior às opiniões positivas. A sondagem foi divulgada ontem pelo portal InfoMoney.  Segundo o levantamento, o grupo de entrevistados que classifica a atuação do governo como “ruim ou péssima” chegou a 36%, uma alta de 5 pontos percentuais em comparação com o resultado observado na primeira semana de maio de 31%. Já o nível de ótimo ou bom oscilou 1 ponto percentual, passando a 34%.  Na pesquisa, o índice de regular  foi de 31%, no início de maio, para 26% agora.  Apesar do viés negativo, o saldo de avaliação está dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,2 pontos para cima ou para baixo.
Expectativa para o mandato
Movimento descendente também foi observado nas expectativas da população para o restante do mandato do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, o grupo de eleitores que esperam uma gestão ótima ou boa caiu de 51% para 47% entre a primeira e a terceira semanas de maio. Em janeiro, os otimistas somavam 63%. No sentido contrário, oscilou positivamente quatro pontos o grupo dos que esperam que o restante do mandato de Jair Bolsonaro seja ruim ou péssimo, chegando à marca de 31%. Há pouco mais de quatro meses, os pessimistas com o governo eram 15% do eleitorado. Esta edição da pesquisa XP/Ipespe foi aplicada entre os dias 20 e 21 de maio. Foram feitas 1.000 entrevistas telefônicas com eleitores de todas as regiões do País.
Título cancelados
A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito de 2016. No Rio Grande do Norte, foram 23.096 cancelamentos. Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa para então regularizar a situação. Sem o título de eleitor, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Pacote anticrime

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado fará audiência pública interativa para debater o Projeto de Lei (PL) 1.864/2019, que define medidas contra a corrupção, o crime organizado e a violência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas