quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

RN espera voo direto para a Argentina e novos charters

- Publicidade -

Aura Mazda
Repórter

A partir do segundo semestre de 2015, Natal entrará na rota de novos voos internacionais. A companhia aérea GOL entregou à Agência Nacional de Aviação Civil pedido para iniciar a operação de voo direto semanal de Natal para Buenos Aires, Argentina. Além disso, o Governo negocia com operadores dois voos charters (voos fretados). Segundo o secretário de turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar Júnior, eles viriam da Suécia e Itália.
Mario Di Nicolantonio, operador italiano: Turismo para o RN está fraco, mas isso pode ser revertido
O voo para a Argentina é o primeiro pedido após o Governo do Estado reduzir a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) para querosene do avião.

“Este foi o primeiro passo para ampliação da malha aérea em Natal e  incremento de novos investimentos que garantam o desenvolvimento para o Estado, não apenas para o Aeroporto”, disse o presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli. 

Atualmente, clientes da capital potiguar podem viajar para a Argentina com conexão no aeroporto de Guarulhos (SP).

#SAIBAMAIS#A expectativa, disse a GOL, é que a nova rota tenha início a partir do segundo semestre, “tornando-se a primeira ligação internacional de uma aérea brasileira partindo do Aeroporto de Natal”. Em nota, a empresa afirmou que a expansão do Nordeste e a redução do ICMS contribuem para a criação de novos voos. Mas ainda não há outros pedidos para Natal. A cidade será o oitavo destino (terceiro do Nordeste) a ter voos diretos da companhia para Buenos Aires.

Hoje, a duração média da viagem varia de 8 a 20 horas quando a conexão é longa ou o número de escalas é maior – em voos da GOL e da TAM, que também opera no destino.

Durante o 6º Fórum de Turismo do RN, que termina hoje em Natal, o secretário de turismo do estado, Ruy Gaspar, afirmou que a chance de Natal receber também dois voos charters é mais de 90%. O sueco  trará 210 passageiros e o italiano 270. “Estamos tentando atrair de volta os charters. Não é fácil, pois o mercado internacional você trabalha hoje para colher, se tudo ocorrer bem, daqui a dois anos.”

Em dezembro de 1996, Natal recebia o primeiro voo charter, vindo da Itália. A prosperidade de voos da categoria durou até meados de 2006. O operador italiano Mario Di Nicolantonio, que firmou parceria com o então governador Garibaldi Alves, trouxe cerca de 10 mil turistas  italianos por ano para a capital potiguar, sendo 40 voos anuais. “Atualmente o turismo para cá está muito fraco. Primeiro, são 10 anos que a imagem de Natal não é divulgada na Itália. A situação econômica na Europa não é muito legal. O Brasil, hoje, é um destino caro de maneira geral. Mas queremos mudar isso”, disse ele, no Fórum.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas