sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

‘RN Invest’ pretende atrair investimentos para o Estado

- Publicidade -
O Governo do Estado promoveu, nesta segunda-feira, 4, o ‘RN Invest’, roadshow voltado ao empresariado a fim de divulgar os novos programas de incentivo à industrialização e ao desenvolvimento econômico do estado. O evento, que aconteceu  na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, reuniu 150 empresários de setores como energia, indústria farmacêutica, alimentação e vestuário.

Fátima Bezerra foi a São Paulo para apresentar, na sede da CNI, o potencial de desenvolvimento econômico do Estado a empresários


Fátima Bezerra foi a São Paulo para apresentar, na sede da CNI, o
potencial de desenvolvimento econômico do Estado a empresários

#SAIBAMAIS#Com o objetivo de apresentar os atrativos competitivos do Rio Grande do Norte e atrair investimentos e novas indústrias para o Estado, o evento contou com apresentações sobre competitividade na área tributária local e painéis de oportunidades e investimentos nos segmentos da pesca, mineração, confecções, energias renováveis e fruticultura.

A abertura do evento foi feita pela governadora Fátima Bezerra, que ressaltou a criação de uma nova política econômica no Estado, pautada na geração de empregos e competitividade. “Decretamos a morte da cultura do favor no Rio Grande do Norte, porque é obrigação do Estado receber bem o empresariado. Vamos caminhar para aquilo que governo e empresários querem: a geração de novos empregos”, disse a governadora, que ressaltou também o potencial dos recursos naturais potiguares em seu discurso.

O evento também deve lançar, para fora do Rio Grande do Norte, o novo programa de incentivo ao desenvolvimento industrial do Estado, o Proedi, que substitui o antigo Proadi. A nova política de incentivo, que contempla a renúncia fiscal, concede benefícios de até 95% no abatimento do ICMS. “É mais um passo para tornar o Estado ainda mais competitivo. Já temos novas indústrias que estão atentas a esse olhar que o Rio Grande do Norte está dando para a área do desenvolvimento econômico”, afirmou Fátima Bezerra aos empresários presentes ao evento.

Ao todo, 150 empresas participaram do evento, entre elas, a SPIC China, uma das maiores companhias de geração de eletricidade da China, e a CPECC China, a maior empresa profissional especializada em engenharia de petróleo daquele país. Representantes das empresas chinesas, inclusive, se reuniram em particular com a governadora durante a apresentação para discutir as condições de investimento e tirar dúvidas sobre o Rio Grande do Norte.

Experiências
A palestra trouxe, além dos representantes das diversas áreas que o Governo tem interesse em explorar no Estado, depoimentos de outros três empresários locais, no painel “Porque investir no RN”. Participaram Josué Alencar, presidente do grupo Coteminas; Pedro Alcântara de Rego Lima, presidente do grupo 3 Corações; e Marcelo Alecrim, do grupo AleSat.

Além de exaltarem o potencial produtivo do Rio Grande do Norte, os empresários fizeram elogios ao novo programa de incentivos fiscais que, de acordo com eles, deve servir para equiparar o RN a Estados vizinhos, como Pernambuco e Ceará. “O RN tem tudo para ser um Estado extremamente desenvolvido. Não há problema em começar pequeno e crescer, foi o que fizemos com a nossa empresa, e é esse olhar que devemos ter para o Estado”, disse o empresário Marcelo Alecrim.
Além de representantes de diversas Secretarias de Estado, como Turismo, Tributação e Desenvolvimento Econômico, o evento contou com a participação de órgãos como o Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Idema) que, de acordo com a governadora Fátima Bezerra, terá um papel importante no processo de desburocratização para obtenção de licenças para as empresas que resolverem se instalar no Estado.

“O saldo foi extremamente positivo. Saímos daqui com empresas que já agendaram visitas para conhecer o Rio Grande do Norte. A desburocratização para obtenção de licenças, assim como a segurança jurídica, vão ser fundamentais para garantir a vinda dessas empresas”, destacou a governadora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas