RN no interior de SP

Publicação: 2020-02-07 00:00:00
A+ A-
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Dando continuidade às ações da campanha “Tudo Começa Azul - 2019/2020”, a ABIH-RN realizou esta semana, em Campinas, Sorocaba e Limeira, todas no interior de São Paulo, mais uma etapa da ação de incentivo de vendas do destino RN. Os agentes de viagens das três cidades tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do turismo e da hotelaria potiguar através de capacitação e rodada de negócios. O encerramento contou sempre com jantar e sorteios de diárias e kits para os agentes presentes.A Campanha de Vendas, realizada pela ABIH-RN, é feita em parceria com a Azul Viagens e tem o apoio da Prefeitura de Natal, Prefeitura de Mossoró, Prefeitura e empresários de Maxaranguape, Prefeitura de Extremoz, Prefeitura de Tibau do Sul e Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

Hotéis participantes
A segunda edição da Campanha “Tudo Começa Azul” contou com os hotéis Antibes Residence; Grupo Aram; Bello Mare; Coral Plaza; D Beach Resort; Esmeralda Praia Hotel; Golden Tulip; Areia de Ouro; Costa do Atlântico; Best Western Premier Majestic; Marsol All Inclusive; Senac Barreira Roxa; Natal Dunnas; Ocean Palace; Paradise Flat; Pizzato; Porto Suites; Pousada Estilo Boutique; Praia Bonita; Grupo Praiamar; Holiday Inn; Rifóles; Pontalmar; Serhs Natal; Paradise Flat; Vip Praia; Visual Praia; Wish Resort Natal; Yak Hotel; Cabanas; Pipas Bay; Beija-Flor; Pipa Lagoa; Ponta do Madero; Pousada Aconchego; Pousada Genipabu Praia; Pousada Soleil; Pousada Villa do Sol; Pousada Arte do Velejo; Pousada dos Ponteiros; Pousada Gostoso Village, Pousada Ilha do Vento, Vila Galé Touros e Valência Flat.

Ocupação de Natal em janeiro: 82,71%
Levantamento realizado pela ABIH-RN revela que a ocupação média dos hotéis de Natal em janeiro passado foi de 81,68%. Em 2019 a ocupação, no mesmo período, foi de 80,06%. O aumento é discreto: quase dois pontos percentuais. Já a Pipa registrou ocupação média de 82,71% em janeiro de 2020, contra 81,255 em 2019. São Miguel do Gostoso, Extremoz (Jenipabu) e Mossoró apresentaram taxas de 69,31%, 62,66% e 58,58%, respectivamente. Desses, só Mossoró teve aumento na ocupação, se comparando com janeiro de 2019, quando registrou 52,59%.

“A hotelaria, como um todo, estava bastante apreensiva com essa ocupação de janeiro, mas felizmente tivemos um pequeno aumento na ocupação, resultado do trabalho de promoção que fizemos ao longo do ano passado. Há de se registrar também a redução do ICMS do QAV, o que permitiu uma maior oferta de voos", destaca José Odécio, presidente da ABIH-RN.

Mas há alguns entraves nas promoções realizadas pela hotelaria e na estrutura urbana da capital potiguar, segundo Odécio. "As promoções que alguns hotéis fizeram, reduzindo suas tarifas, nos preocupa, pois em mês de alta temporada reduzir tarifas não é um bom sinal. Já Natal precisa oferecer maior diversidade de produtos turísticos e melhorar sua orla urbana”, reclama o presidente da ABIH-RN.

Circuitos esportivos também são Turismo
O Rio Grande do Norte receberá dois grandes eventos esportivos organizados pelo Banco do Brasil, que sempre geram mídia nacional: o Circuito Banco do Brasil de Corrida e o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2020/2021. 

O superintendente de Varejo do Banco do Brasil, Gustavo Arruda, esteve com a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, e anunciou que uma praia do litoral potiguar vai sediar a segunda etapa do Open 2020/2021. O evento, que possui entrada gratuita, tem capacidade para 1.200 pessoas. Nesta edição as arquibancadas terão coberturas para o público. A previsão é que ocorra entre os dias 20 a 25 de outubro. 

Já o Circuito de Corrida do Banco do Brasil acontecerá pela primeira vez no RN. Natal fechará as dez provas que ocorrerão durante 2020. A previsão é que a corrida aconteça no dia 22 de novembro, com expectativa de mais de três mil participantes nas modalidades infantil (1k), dog run (2k), prova de 5k e 10k.

Salvador sediará eventos da hotelaria
A terceira edição regional da Equipotel, organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, acontece entre os dias 13 a 15 de maio no novo Centro de Convenções de Salvador. São esperados 3,5 mil visitantes e mais de 70 marcas nacionais divididas nos setores de Arquitetura & Decoração, Cozinhar & Servir, Relax & Bem-estar, Serviços & Manutenção, Tecnologia & Segurança e Lavanderia & Limpeza. Simultaneamente à feira, será realizado a 62ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, promovido pela ABIH Nacional e que terá como tema “A Hora é Agora – Tecnologias que estão Transformando a Indústria de Hotéis”.

Dados do Ministério do Turismo apontam que 63% dos empresários de hospitalidade da região pretendem investir em seus estabelecimentos em 2020 e 45,9% dos empresários do turismo acreditam no crescimento do faturamento. Segundo o FOHB- Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Bahia e Alagoas são os Estados no Nordeste que terão maior número de abertura de hotéis em 2020. A capital baiana, sede da Equipotel Regional, terá 703 novas UHs até o final deste ano. Em Salvador a taxa de ocupação mensal se manteve em 62,93% durante o ano de 2019; o terminal rodoviário da cidade contou com mais de seis milhões de embarques e desembarques; e o aeroporto registrou a movimentação de sete milhões de passageiros, conforme dados da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Três novos voos Natal-Fortaleza
A Gol Linhas Aéreas anuncia nova rota no Nordeste em parceria com a VoePass: Natal-Fortaleza. Os novos voos entram em operação no próximo dia 27. Expandindo o acordo atual entre as companhias, os destinos serão operacionalizados pela VoePass (aviões ATR -72), com três voos diários, de ida e volta.






Deixe seu comentário!

Comentários