terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

RN ou dá ou desce: vende ou compra

- Publicidade -
Roda Viva – Cassiano Arruda Câmara

RN OU DÁ OU DESCE: VENDE OU COMPRA

A Petrobras já firmou um acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) comunicando que deixará “totalmente” o mercado de distribuição e transporte de gás natural até 2021.

O compromisso abre caminho para que a empresa e o governo atinjam o objetivo compartilhado de acabar com o monopólio da estatal nesse mercado. A meta é reduzir o preço do gás e promover o “choque de energia barata” que vem sendo prometido pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. O Presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, afirmou que pretendemos concluir as transações no período mais curto possível “e no final do processo, nossa participação será zero”.
PROBLEMA DO RN
A Petrobras é dona de  83% do capital da Potigás, e os outros 27% são do Governo do Estado. No quadro de dificuldades do RN, pelo valor da companhia, esta sempre figurou como a melhor alternativa de privatização. Como a governadora Fátima Bezerra disse que não pretende privatizar nada, só existe uma maneira do RN continuar, mesmo minoritário (mas, com um acordo de acionistas camarada) na  empresa, é comprar a parte da Petrobras. – Mas, com que dinheiro?
Do jeito que a questão da Potigás está colocada o Estado tem de definir uma posição: Vende ou compra?  Vendendo pode, finalmente, ter dinheiro novo para diminuir o seu sufoco, sem a necessidade de aderir a privatização, porque no caso já foi definido pelo sócio majoritário. Ou se associa com a PDVISA (estatal de petróleo da Venezuela); ou, para comprar sozinho, tem de começar a jogar na Mega Sena…
UNIMED VAI  ANUNCIAR O MAIOR INVESTIMENTO
A Unimed/Natal, maior plano de saúde do RN, reúne os coleguinhas da imprensa, nesta segunda-feira, às 8hs, no Restaurante Mangai, em Lagoa Nova, para anunciar o conjunto de investimentos que vi realizar para ampliar a sua estrutura de atendimento aos seus clientes, começando pela ampliação do Hospital da UNIMED, com investimentos de R$ 140 milhões, para ser o maior Hospital do RN. Além das providências que vão ser tomadas numa fase de transição, enquanto as obras serão iniciadas (em Outubro), e as providências definidas para reduzir ao mínimo os transtornos  inevitáveis para o cliente, nessa primeiro momento. Os postos de atendimento ao público mudam em Setembro.

DIÓGENES ENTRA NA BRIGA DO HOTEL DOS REIS AMIGOS
Membro do Conselho Estadual de Cultura, o advogado Diógenes da Cunha Lima, também Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, decidiu escrever ao Secretário de Educação, professor Getúlio Marques, convidando-o para irem juntos visitar os “escombros” do Hotel dos Reis Magos. para entender a insistência do Governo do Estado, em tombar o que foi aquele equipamento, que está abandonado há quase 30 anos, sem receber qualquer tipo de manutenção ou cuidado.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM DE HAVANA ATÉ NOVA CRUZ
O governo federal pretende editar em agosto uma medida provisória alterando o programa “Mais Médicos” e reincorporando profissionais cubanos. Eles tiveram sair do programa com o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba, mas a ideia é que voltem a trabalhar na atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) por um período de dois anos.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que 2 mil dos 8 mil profissionais que vieram para o Brasil permaneceram aqui depois do fim do acordo, muitos na esperança de serem readmitidos no SUS. Cerca de 700 médicos têm a situação regularizada, porque se casaram com brasileiras. Somente os cubanos que trabalharam no “Mais Médicos” e permaneceram no País teriam direito à reincorporação, por meio de um credenciamento. Pelo levantamento do Ministério da Saúde, 1.869 integrantes do programa dos” Médicos Cubanos” permaneceram no Brasil, 16 no Rio Grande do Norte.
HAVANA-NOVA CRUZ.
Um deles na cidade de Nova Cruz: o Dr. Ozmany Zardey. Um exemplo de absoluto sucesso no regime capitalista. Dr. Ozmany casou-se com a novacruzense Nel Santos e o casal tem um filho, Davi. Ele se submeteu  ao “Revalida” e pode continuar medicando oficialmente, não apenas em Nova Cruz, mas em outras cidades do agreste.
Sinais exteriores de riqueza: – Dr. Osmany comprou uma casa em Nova Cruz, um apartamento em Natal e anda de BMW. Se voltasse para Cuba, provavelmente, iria ganhar o correspondente a US$ 100,00 por mês.
EX-PRIMEIRA DAMA É A PRIMEIRA VOZ QUE DEFENDE O GOVERNO ROBINSON
Depois de seis meses, finalmente, apareceu alguém fazendo a defesa do Governo Robinson e respondendo ao Governo Fátima. Utilizando sua conta no Instagram (por onde pediu exoneração do cargo de Secretária do Trabalho e Bem Estar Social), quando ainda era casada com Robinson Faria, a advogada  Juliane Dantas postou essa semana uma contundente mensagem na defesa do programa “Transporte Cidadão”, de sua Secretaria que ele informa ser “totalmente auto sustentável” e estabelece o confronto com a Governadora.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas