quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

RN participa da Olimpíada Nacional das APAEs em São Paulo

- Publicidade -

A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) promove entre os dias 06 e 13 de outubro, em Araraquara (SP), a XVIII Olimpíada Nacional das APAEs. Sem fins lucrativos, o evento é uma oportunidade para que 1.000 atletas com deficiência de todo o Brasil evidenciem seu talento para o esporte.

Durante toda a semana da Olimpíada Nacional, jovens com idade a partir de 12 anos competirão em nove modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol de salão, futebol de campo, ginástica olímpica e ginástica rítmica desportiva, além de handebol natação e tênis de mesa. Há ainda duas modalidades de apresentação: o judô e a capoeira.

O Rio Grande do Norte participará do evento com uma delegação de 28 atletas e 09 profissionais. No total, 22 das 27 unidades da Federação estarão representadas na Olimpíada. Somente Alagoas, Pernambuco, Roraima, Amapá e Sergipe não participarão da etapa nacional deste ano.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional das APAEs, Eduardo Barbosa, o estímulo à prática esportiva é importante para a auto-estima da pessoa com deficiência. “Um atleta nosso, quando ganha uma medalha, fica um mês com ela no pescoço. Para ele, é a demonstração de uma conquista. E a família, vendo um filho seu premiado no pódio, sente-se orgulhosa também”, afirma.

Todos os alunos com deficiência terão acompanhamento de profissionais e técnicos. Haverá atendimento médico permanente no local para os competidores em casos de indisposição ou lesões, ocorrências típicas de eventos esportivos.

Os alunos participantes do evento foram selecionados nas etapas regionais e estaduais da competição. Além das provas em cada modalidade, a organização do evento programou atrações recreativas, para que a Olimpíada Nacional seja também um momento de integração e recreação entre os participantes.

A Olimpíada Nacional é promovida em parceria com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo e com a APAE de Araraquara, município sede do evento. A ação conta ainda com o apoio do setor público e entidades de ensino. O atleta paraolímpico Clodoaldo Silva é o padrinho da competição.

APAE – Com 51 anos de existência e presente em 25 estados brasileiros e Distrito Federal, a APAE promove atendimento integral a mais de 244 mil pessoas com deficiência mental. É o maior movimento filantrópico do mundo nessa área, beneficiando direta e indiretamente cerca de um milhão de pessoas.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde, 15% da população brasileira (mais de 24 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência. Desse número, 5% apresentam algum tipo de deficiência mental, sendo que apenas 2% delas freqüentam escolas e recebem atendimento especializado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas