sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

RN perde oito rins por falta de reagentes para exames

- Publicidade -

Hana Dourado
repórter

Não bastasse a luta diária para sobreviver, pacientes que aguardam na fila por um rim no Rio Grande do Norte, foram surpreendidos com a notícia de que estavam impossibilitados de receber o transplante. Não porque não havia ofertas do órgão, e sim por causa da falta de um reagente destinado à realização do exame de compatibilidade entre doador e receptor. Sem o reagente, oito rins aptos para doação foram descartados na última terça-feira (21). Ontem (23), a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmaram o fato. Os órgãos, segundo informou a central, seriam doados por três pessoas do Estado e uma do Piauí. Atualmente, 160 pessoas aguardam o transplante de rim no RN.
Chefe do Centro de Transplantes do HC, Kellen Micheline Costa, explicou importância do reagente
#SAIBAMAIS#De acordo com a chefe do Centro de Transplantes do Hospital do Coração, Kellen Micheline Costa, no dia 10 de junho os dois laboratórios responsáveis pela realização do exame de compatibilidade HLA, emitiram um documento comunicando que não haveria possibilidade de realizar o procedimento devido à falta de um reagente. O motivo seria um atraso de pagamento por parte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). “O reagente é tipo um teste de paternidade. Todos nós temos uma identidade genética. O teste vai averiguar qual órgão é compatível para doação. O HLA é um teste molecular. Sem isso, eu não tenho como saber quem pode receber doação”, explicou.

No Rio Grande do Norte dois laboratórios realizam o exame de compatibilidade HLA, o Hemovida, laboratório particular que presta serviço ao Estado, e o Hemonorte. Apenas no Hemovida, a dívida do governo teria chegado a ordem de R$ 1,3 milhão. Sem receber o montante, o laboratório não fez a compra do reagente. Já no Hemonorte, a falta do produto aconteceu devido à burocracia.

Segundo a diretora do laboratório, Gilka Alves, um pedido de emergência para a compra do reagente foi realizado e a expectativa é de que ele chegue ao Hemonorte ainda na semana que vem. “No momento estão faltando dois kits para a realização do exame, mas estamos com dois processos de compras prontos para pagamento. O primeiro processo, que é de caráter emergencial, esperamos que já disponibilize o kit na próxima semana. Recebendo esse material, já teremos garantido o suficiente para três meses”, afirmou.

Por meio de nota, a Sesap esclareceu que os kits de reagente HLA já estavam disponíveis no Rio Grande do Norte. Segundo a Sesap, o produto foi adquirido junto ao Governo de Pernambuco por meio de empréstimo. Ainda de acordo com a nota, o Executivo Estadual está com uma tramitação em processo para o “pagamento da dívida – no valor aproximado de R$ 1,3 milhão – junto ao Hemovida, prestador conveniado ao SUS. O processo encontra-se na Controladoria Geral do Estado (CGE) para liberação de pré-empenho no Sistema de Administração Financeira (SIAF). A previsão é que até terça-feira (28), o pagamento ao fornecedor seja efetuado”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas