quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

RN recebe Encontro Nordestino de Leite e Derivados

- Publicidade -
Os produtores de leite e derivados e principais interessados no assunto vão se reunir, a partir desta segunda-feira (05), para debater os principais rumos, tecnologias e a conjuntura do setor no Nordeste e no Brasil. Chegando a sua 15ª edição, o Encontro Nordestino do setor de  Leites e Derivados acontece até a próxima quarta-feira (07) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e busca receber produtores rurais de todo o Brasil para um dos principais eventos da área.
Segundo o coordenador da ação, o engenheiro e agrônomo Ácácio Sânzio de Brito, a ideia do projeto é promover um ambiente para troca de conhecimentos e acesso a novas tecnologias, buscando empreender  novos negócios para o setor. Para este ano, estão previstos quatro palcos, todos com palestras, debates e minicursos específicos. Aliado a isso, os participantes terão acesso a um palco 360, que vai contemplar todos os outros locais. 
Engenheiro Acácio Sânzio de Brito explica como será a dinâmica do evento para o público
Engenheiro Acácio Sânzio de Brito explica como será a dinâmica do evento para o público

“É um evento voltado para o segmento da cadeia produtiva do leite e é uma espécie de ponto de encontro de todas as pessoas que atuam direta e indiretamente com esse setor. Nessa programação, desde o produtor de leite até o chefe de cozinha, ele vai encontrar o que fazer na programação”, explica. A cerimônia de abertura vai contar ainda com uma comitiva de queijeiros franceses, responsáveis, segundo Acácio,  pelos principais concursos do mundo. 
Neste palco principal, serão temas de palestra: “Sucessão Familiar e o Desafio da Produção Leiteira no Semiárido. O Exemplo da Fz. 
Carnaúba, Taperoá/PB”, de Joaquim Dantas Villar/ Eng. Civil e Produtor Rural; “Como a Canastra Virou a Mesa?”, de João Leite, presidente da Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra); “Trabalhando por um cenário melhor pela pecuária leiteira no Brasil”, por Geraldo Borges – Presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite); “Transformação Digital: #ideasformilk e o Leite 4.0” , por  Wagner Arbex/ Embrapa Gado de Leite.
O evento também contará com outras plataformas, como espaço gastronômico para preparação de pratos com queijos regionais nordestinos, palestras e análises sensoriais de produtos, além de um Concurso de Mesa Artística de Queijos. A competição está marcada para o dia 7 de agosto, sob a curadoria da Chef Adriana Lucena, dentro do Espaço Gastronômico do ENEL.
Outros dois momentos chamam a atenção no Encontro  Nordestino do setor de  Leites e Derivados: o Vacaton, competição semelhante as maratonas de lógicas de programação, sendo voltada  para ideias inovadoras entre universitários, buscando soluções de base tecnológica para a cadeia produtiva do leite. A imersão será de 48 horas. O outro serão os dias de campo, isto é, momentos em que os produtores e interessados na pauta poderão viver, na prática, situações interessantes para a produção de leite e de seus derivados.
“São quatro estações. O produtor passa metade do dia em duas estações e a outra metade nas outras duas estações. Ele começa na estação 1 vendo alimentos para as vacas, na 2 ele vê máquinas e equipamentos. Na estação 3 ele vê o alimento e as máquinas interagindo, porque nós vamos fazer uma colheita dinâmica lá. Já na 4 o produtor vai ver a vaca comendo, sendo ordenhada e o leite sendo processado numa queijeira artesanal que está sendo concluída”, comenta.
Sobre este momento, Acácio Brito comenta ainda a respeito da importância dos novos produtores verem as queijeiras artesanais na forma prática, uma vez que, segundo ele, a recente regulamentação no Rio Grande do Norte, por meio da Lei Nivardo Mello, em 2017, ainda está chegando aos poucos para os fabricantes.
“Nós estamos materializando a lei numa queijeira artesanal que vai entrar em funcionamento lá na programação do dia de campo. Você começa vendo a alimentação das vacas e vai terminar comendo queijo”, simplifica.
Concurso e leilões
O 15º ENEL também vai contar com mais uma edição do  concurso de queijos regionais, para cinco categorias diferentes: Queijo de Coalho Artesanal e Industrial; Queijo de Manteiga Artesanal e Industrial  e o produto destaque. Os vencedores receberão, além de certificados, medalhas de ouro, prata e bronze. Os produtos serão avaliados com base em critérios como aspecto geral, consistência, textura e sabor.
Os participantes também terão acesso a uma exposição de animais, pista de julgamento de bovinos de raças leiteiras e um dos pontos altos do evento: um leilão de 30 animais registrados e produzidos pelas biotecnologias de reprodução trabalhadas pelo Sebrae RN no projeto Leite e Genética.
“São animais que foram feito um trabalho feito de melhoramento genético aqui no Rio Grande do Norte através de um projeto do Sebrae chamado Leite e Genética. Os frutos desse trabalho estarão sendo leiloados na terça-feira”, conclui. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas