quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

RN receberá 18 médicos estrangeiros

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte vai receber 18 médicos estrangeiros e mais 25 profissionais brasileiros dentro do “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal.  A lista com o nome das cidades contempladas nessa primeira fase do programa foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde (MS). Dos 101 municípios potiguares inscritos inicialmente, apenas 16 conseguiram confirmar participação no programa. O número de médicos – 43 – também foi reduzido. A demanda original era de 286 profissionais.

A maioria dos médicos vai ficar na Região Metropolitana de Natal. Ao todo, 17 médicos – 8 brasileiros e 9 estrangeiros – ficarão na capital. O município de Macaíba receberá 8 médicos e Ceará-Mirim, três. Os municípios selecionados estão habilitados pelo MS a receberem recursos do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS). Cada um vai receber R$ 24 mil.

Na primeira fase, o programa contou com a homologação de 1.096 médicos brasileiros e de 522 formados no exterior, que atenderão, segundo o MS, 6,5 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 1.618 profissionais estão habilitados e vão atuar em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Deste grupo, 1.096 médicos já atuam no Brasil, 358 são estrangeiros e 164 brasileiros graduados no exterior.

“Ao fecharmos esta etapa, chama a atenção o aumento do número de municípios contemplados, sobretudo o deslocamento para o interior e região de fronteira, que passarão a ser ocupadas com a entrada dos médicos estrangeiros”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante coletiva.

Segundo o ministro, a maioria das regiões onde os profissionais vão atuar está em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. As demais áreas são periferias de capitais e regiões metropolitanas. A entrada de médicos de outros países representou a expansão no rol de municípios atendidos pelo programa e a ocupação de áreas não atendidas pelos brasileiros, sobretudo na faixa mais distante do litoral. Dos 782 municípios que não despertaram o interesse de brasileiros, 79 tiveram vagas preenchidas principalmente por médicos formados no exterior, sendo grande parte localizada no interior do Norte e Nordeste.

O primeiro mês do “Mais Médicos” cobriu apenas 10,5% da demanda apresentada pelos 3.511 municípios que aderiram ao programa e apontaram a existência de 15.460 vagas nas unidades básicas de saúde. Mais de 1.096 cidades prioritárias não receberão profissionais neste momento, de um total de 2.032 que ficaram de fora.

O primeiro mês do “Mais Médicos” cobriu apenas 10,5% da demanda apresentada pelos 3.511 municípios que aderiram ao programa (no RN, a cobertura foi de 15%). Mais de 1.096 cidades prioritárias não receberão profissionais neste momento, de um total de 2.032 que ficaram de fora.

Na próxima segunda-feira, o MS abre inscrições para a segunda seleção mensal para médicos brasileiros e estrangeiros. Também será permitida a entrada de novos municípios no programa. “O fluxo para os médicos será contínuo, e já sabemos do interesse de médicos brasileiros que se formaram agora em julho. Continuaremos ampliando o número de médicos nas regiões onde mais precisam”, pontuou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas