RN também é deficiente na produção de notícias

Publicação: 2019-12-29 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Nosso Rio Grande do Norte também é deficiente em matéria de cobertura jornalística local. Segundo a terceira edição do "Atlas da Justiça", que mapeou 11.833 veículos jornalísticos em todo o Brasil, 83% dos municípios potiguares não têm meios de comunicação que noticiem os fatos da região.

A pesquisa tem como objetivo mapear todos os veículos jornalísticos no território brasileiro.

A pesquisa revela que, além de pouca cobertura, o conteúdo divulgado no Nordeste ainda tem como foco as notícias das capitais.

Aniversário da Nossa Diocese Transcorre Hoje

O aniversariante deste domingo é a Arquidiocese. Hoje completa 110 anos da criação da Diocese do Rio Grande do Norte pela Santa Sé, tirando a submissão da Diocese de Pernambuco. Com a criação das Dioceses de Mossoró e Caicó, a Arquidiocese ganhou uma nova nomenclatura.

Números da eficiência dos Parlamentares Potiguares

A prestação de contas de qualquer ocupante de cargo eletivo é salutar. Mas, algumas vezes, confundem mais do que esclarecem. Números, nem sempre, refletem a realidade. Um Deputado ou Vereador pode apresentar dezenas de Projetos de Lei e não ter importância. Enquanto um único tema defendido em vários mandatos pode construir uma grande carreira. Nelson Carneiro, Deputado e Senador pela Bahia e Rio de Janeiro dedicou vários mandatos à implantação do Divórcio no Brasil, mantendo memoráveis Debates com o Monsenhor Arruda Câmara. Especialmente quando nos números da pretensa "eficiência legislativa" registram homenagens nem sempre merecidas e proposições inexequíveis.

Nem meninos, nem meninas...
 
A estação chuvosa no Atlântico Sul, no próximo ano, não contará com dois dos personagens que ajudaram nossos meteorologistas a explicar e justificar muita coisa. Os estudos preliminares não identificaram nem "El Niño", nem "La Niña".

Otimismo com a reação do  Petróleo dos campos maduros

Depois de muito choro e ranger de dentes e lamentações pelo fim do ciclo da Petrobras, o segmento de petróleo em Mossoró começa a revelar otimismo. O número de empregos gerados no ano que está terminando é significativo. Foram 1.116 novas contratações no ano. As previsões de royalties para o Estado em 2020 é de R$ 480 milhões (que garantem um empréstimo de R$ 180 milhões).

Governo se contradiz sobre reeleição de Reitor federal

Depois de anunciar que  os Reitores das Universidades Federais não poderiam se reeleger em razão da Medida Provisória assinada dia 24, o Governo anunciou que uma reeleição está garantida. Em outras palavras, o reitor José Daniel Diniz de Melo é candidatíssimo a continuar no cargo em 2022, aliás como os seus antecessores.

Santo de casa só vai fazer milagres em Pernambuco

Uma empresa natalense, a MóduloBloco, do engenheiro Alexandre Duarte, é detentora da licença de know-how holandês para a construção de muros de proteção ao avenço do mar, mas não encontra oportunidade aqui. Tem de procurar fora do Estado. Como acaba de acontecer em Pernambuco, na Praia de Porto de Galinhas, onde construiu um muro de 170 metros, e tem mais dois projetos em fase de licenciamento ambiental.

Em tempo: a Módulo Bloco conseguiu fazer uma "célula piloto", em Ponta Negra, há um ano, para ser ver resiste a força do mar. E tem resistido...

Há 92 anos o nosso RN já buscava o caminho dos céus

Quando o mundo ainda começava a apostar numa nova alternativa de transporte, com os grandes raids aéreos em busca de novos caminhos, que tinha Natal no seu itinerário, o Rio Grande do Norte contava com  um Governador sintonizado com o mundo.

Partiu dele, o governador Juvenal Lamartine, a iniciativa de o Estado adquirir a casa de veraneio de Alberto Maranhão, por 200 contos de Reis, no distante Tirol, para instalar a sede do Aero Clube.

E trouxe o kit completo com a contratação do comandante Djalma Petit para dirigir a escola de pilotagem, no campo de Capim Macio, onde foram formados os cinco primeiros pilotos do RN.

Decisão de Bolsonaro desagrada aos seus apoiadores de 1ª hora

Mais uma decisão do Capitão relacionada ao combate a corrupção não está sendo bem digerida pela sua turma. Gabriel Kemmer,  sobrinho de Flávio Rocha e  presidente do Movimento Brasil 200, instituto que congrega empresários de direita afirmou que Bolsonaro tomou uma decisão "indefensável" ao manter o juiz de garantias no pacote anticrime e contrariar Sérgio Moro.

Atividade tri centenária espera solução em 2020

A produção de sal marinho no RN, pelas suas condições excepcionais de salinidade, vem da época colonial. Até que em 2013, apareceu uma Operação Ouro Branco, porque a delimitação de "Área de Preservação Permanente" passou por cima das tradições, hábitos e costumes, sem respeitar o uso da terra.

A tradicional atividade econômica necessitou de uma Lei Estadual e uma decisão  do presidente Michel Temer para se manter, mas estabeleceu-se uma refrega jurídica que se espera seja resolvida nesse ano que começa para preservação de emprego e renda para milhares de norte-riograndenses.

"Bacurau" entre os dez melhores filmes do ano

Na lista dos dez melhores filmes do ano, organizada pelos críticos cinematográficos do jornal O Globo, está "Bacurau",  de : Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, filmado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte.

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez.

O RN e o crime no Congresso

Embora haja uma unanimidade política no combate à violência, não foi este o comportamento da bancada potiguar na Câmara Federal, na votação da matéria, há pouco sancionada. No âmbito da bancada potiguar, o assunto teve votação apertada: Três votos a favor (Benes Leocádio, Rafael Morra e Walter Alves), um voto contra, da petista Natália Bonavides.

Quatro Deputados estiveram ausentes: Beto Rosado. João Maia. General Girão e Fábio Faria.

Reconquista da confiança devolve otimismo a varejo

A inflação estabilizada, a liberação de recursos do FGTS e o crescimento do emprego formal devolveram a confiança ao consumidor na recuperação da economia, o que se refletiu nas vendas do Natal. O varejo registrou  os melhores números para o período desde 2010 com crescimento de 6.6% nos negócios. As compras a vista aumentaram 13%. A venda nos shoppings centers aumentaram 9.5%.






Deixe seu comentário!

Comentários