sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

RN tem 159 cidades em emergência

- Publicidade -

Além de não mudar o cenário na maioria dos reservatórios do Estado, as chuvas que caíram no Rio Grande do Norte também não conseguiram trazer alento para nove municípios que estão em colapso no abastecimento d’água fornecido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Além disso, 159 municípios potiguares estão em estado de emergência. E a previsão não é animadora. Segundo a Semarh, nos próximos meses, outros municípios devem entrar em colapso no abastecimento.
Açude de Pau dos Ferros está com apenas 11% de sua capacidade total. Cidades do Oeste são as mais afetadas pela estiagem
Na região do Alto Oeste, que faz parte da regional Pau dos Ferros da Caern, os municípios em colapso são: João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver, Francisco Dantas e Paraná. No Seridó, administrada pela regional Caicó, o município de Carnaúbas dos Dantas vive a situação de colapso.

#SAIBAMAIS#De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, o ciclo de chuvas na região semiárida potiguar praticamente foi encerrado. “A previsão era de chuvas até maio. As precipitações foram dentro que estava previsto, ou seja, foram normais. A partir de agora, as chuvas vão se concentrar no litoral”, revelou. As previsões para região foram reveladas em fevereiro passado. Naquele mês, Bristot apontou as análises presentadas na III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil.

Um mês após o anúncio das previsões, o Governo do Estado emitiu o sexto decreto reconhecendo situação de emergência em 159 dos 167 municípios do Rio Grande do  Norte. Para assinar o decreto de nº 24.209 datado do dia 15 de março, a governadora Rosalba Ciarlini levou em conta o fato de que os principais reservatórios de água, à época, estavam com 25% a 30% de sua capacidade hídrica de armazenamento.

Atualmente, apenas oito municípios do Estado não estão em situação de emergência: Extremoz, Goianinha, Macau, Maxaranguape, Natal, Parnamirim, Rio do Fogo e São Gonçalo do Amarante. A Caern revelou também que, neste mês, três municípios saíram da situação de colapso: Ipueira, São José do Seridó e Equador.

Para Joana D’arc, da Semarh, diante das previsões reveladas pela Emparn e nível de abastecimento dos reservatórios, os próximos meses podem ser preocupantes. “A não ser que ocorra um cataclismo, o cenário vai ser de mais cidades entrando em colapso no abastecimento e a necessidade de usar carros-pipa e outras alternativas para o abastecimento”, afirma.

Armando Ribeiro
O maior reservatório de água do Nordeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada em Assu, foi o manancial que mais recebeu água nos últimos meses. O cenário atual é de  1.073.240.000 metros cúbicos, que representa 44,72% da capacidade total – 2.400.000.000 metros cúbicos. No dia 3 de abril, a capacidade no local era de 34,47%

Segundo Joana Dar’c, o acúmulo de água no reservatório deve-se às chuvas que ocorreram na cabeceira do rio Piranhas-Açu, na Paraíba. “Felizmente choveu no interior da Paraíba e a água desceu para a barragem”, diz.

Colapso
Cidades em colapso no abastecimento d’água

João Dias: Poços
Pilões
São Francisco do Oeste
Luís Gomes
Antônio Martins
Venha Ver
Francisco Dantas
Paraná
Carnaúbas dos Dantas

Além destas, mais 159 municípios estão em estado de emergência devido à estiagem.

Fonte: Caern

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas