quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

RN tem 45 casos confirmados de Covid-19

- Publicidade -
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou o Boletim Epidemiológico sobre o novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte, que apresentou 1.499 casos notificados, não sendo contabilizadas as notificações dos casos que foram excluídos, que no momento totalizam 115 excluídos e 221 duplicidades.

Os números atualizados dos dados confirmados do novo coronavirus no Estado, saltou de 28 na sexta-feira (27) para 45 casos confirmados no sábado (28), um crescimento de 17 casos, o que representa um percentual de 60,7%. Dentre os 45 casos confirmados é possível observar maior ocorrência em indivíduos jovens, de 30 a 39 anos, do sexo feminino.

O boletim epidemiológico divulgado depois do meio-dia de ontem,  trouxe o maior percentual de aumento de casos no Rio Grande do Norte. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Xavier Franco disse que isso “ja era um fator esperado pelo cenário nacional e mundial da pandemia do Covid-18 em relação a casos confirmados. “Há uma preocupação cada vez mais da Sesap em estar reforçando essas estratégias para que as pessoas fiquem em suas casas, com isolamento social e manter a distância entre as pessoas para conter a proliferação do vírus”, acrescentou ela.

Alessandra Franco reforça que essas e outras medidas tomadas pelo governo, tem que continuar sendo realizadas e “podem ser revisadas” de acordo com o cenário, “mas até o momento é a melhor estratégia”. Ela afirma que “quantos menos pessoas estiverem circulando, menos pessoas estarão expostas, então esse é o nosso propósito”.

A Sesap informa que desses 45 casos, o maior número continua sendo em Natal, com 22 casos, seguido de Mossoró, com 14 casos; Parnamirim, seis e ainda Macaíba e Monte Alegre, ambos na Metropolitana de Natal (RNB)e Passa Fica, na região do Agreste, com caso cada.

De acordo com a Sesap, dos 1.499 casos notificados, 323 já foram descartados, enquanto 1.130 são suspeitos e 1 caso provável aguarda resultado de exame laboratorial. Segundo a Sesap, há ainda 261 registros inseridos no novo sistema de notificação adotado pelo Ministério da Saúde. 

Em relação ao status por evolução nos municípios de residência, os dados as Secretaria mostram informações sobre 72 dos 167 municipios potiguares, com 1.101 casos suspeitos,  um caso provável, 307 descartados e 45 confirmados. Já evolução por município de residência de asos de residentes em outros estados, os números apontam 29 casos, sendo 16 descartados.

Mortes investigadas
Pelo menos três mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública no Rio Grande do Norte (Sesap-RN), sendo dois em Assu, cidade do Oeste potiguar a 208 quilômetros de Natal, e um Parnamirim, na Grande Natal.  Antes, eram quatro. Um dos casos de Açu foi descartado.

“A investigação de óbitos não foi concluída. Antes da conclusão, a investigação é um trabalho demorado, que você tem que estudar desde o vínculo epidemiológico, o prontuário médico, a escuta dos profissionais para se chegar a uma conclusão. Momentaneamente, em função da epidemia, os casos de óbitos com suspeita ou diagnóstico clínico não precisam ir para Serviço de Verificação de Óbitos, porque o sistema não daria conta. Esses resultados não temos hoje ainda”, explicou na sexta-feira o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia.

Votação
A  Câmara Municipal de Natal vai se reunir em sessão  extraordinária, a partir das 9h30 desta terça-feira (31), para apreciar o decreto 11.923, datado de 20 de março, em que o prefeito Álvaro Dias (PSDB) decretou estado de calamidade pública em Natal, devido a pandemia internacional ocasionada pela infecção humana do novo coronavirus. Os 29 vereadores deverão votar  também projeto de lei complementar, que cria cargos na área de saúde e permitir a convocação de profissionais para intensificar o combate ao coronavirus e melhorar o atendimento à população.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas