RN tem 64 municípios com casos suspeitos de coronavírus

Publicação: 2020-03-25 00:00:00
A+ A-
O Rio Grande do Norte possui 478 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus, de acordo com o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap-RN) divulgado na tarde desta terça-feira (24). Antes, o número de suspeitos era de 270. O aumento no número é de 77%. Os casos suspeitos estão espalhados em 64 cidades do Estado, que tem 14 casos confirmados. 

Para Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap-RN, a tendência é que os números continuem crescendo em virtude das autoridades de saúde não terem um “bloqueio” vacinal, ficando restrito aos cuidados preventivos e medidas recomendadas pelos especialistas, entre elas, ficar em casa e lavar as mãos. 

“Temos dois possíveis cenários: o primeiro é que temos mais pessoas buscando os serviços de saúde, de forma mais consciente porque até então tínhamos algumas vigilâncias de rumores, pessoas que diziam que colegas estavam doentes, mas que não procuravam o serviço. E a outra possibilidade é o que você verifica em alguns casos confirmados: um contato de algum caso suspeito, e aí a gente realmente tem esse aumento de números na notificação”, disse em entrevista à TRIBUNA DO NORTE. 

Além desse cenário, Lucchesi acrescenta ainda que o Estado recebeu 200 testes para Covid-19, que serão executados pelo Laboratório Central do RN (Lacen-RN). “Na realidade isso já é esperado. Não temos medidas de bloqueios para essa doença, a não ser o que já estamos desenvolvendo no Estado, que são as medidas preventivas, que chamamos de não farmacológicas, para as pessoas evitarem sair de casa. 
Diferentemente do sarampo, que eu tenho vacina para fazer o bloqueio, dessa doença eu não tenho”, complementa. 

Os casos confirmados no RN têm entre 20 e 59 anos. São oito mulheres e cinco homens. Os 14 casos confirmados de Covid-19 no RN estão espalhados nas seguintes cidades: Natal (9), Parnamirim (4) e Mossoró (1).

No caso dos municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim, cidades do Estado com casos confirmados, também são os municípios com maior número de casos suspeitos. A capital potiguar registra quase metade dos casos suspeitos: 200. A capital do Oeste Potiguar tem 90 casos e Parnamirim registra outros 29 suspeitos. 

De acordo com Alessandra, isso pode estar acontecendo pelo fato desses municípios estarem entre as cidades com mais população no Estado. “São as cidades mais populosas, nesse caso não temos calculado a taxa, que é quando eu comparo isso em detrimento da população que me permite uma melhor comparação. Veja: um caso em Bodó é muito mais significativo do que dez em Natal.”, complementa.

Ao todo, de acordo com o boletim da Sesap, também subiu o número de cidades do Estado que registram ao menos um caso suspeitos. De 42, até esta segunda-feira (23), para 64, segundo o novo documento. Confira os municípios ao final da matéria. Dos 478 casos suspeitos, 24 deles são de pessoas que moram em outros estados do País, mas que foram notificados em cidades potiguares.

Desde o boletim da última segunda, a Sesap tem adotado a classificação de casos suspeitos e prováveis. Um paciente suspeito é aquele que apresente características compatíveis com os critérios clínicos e epidemiológicos, como febre acima de 37,8° ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival. 

Já um caso provável é de uma pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório. 

Confira a lista de municípios do RN com casos suspeitos: 
Créditos: Reprodução/ Fonte: SesapMapa do CoronavírusMapa do Coronavírus












Deixe seu comentário!

Comentários