sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

RN tem 70 cidades em risco de surto de dengue, zika e chikungunya

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O Rio Grande do Norte tem 70 municípios em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (28) com base no novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Isso significa que 42,4% das casas visitadas no Rio Grande do Norte continham altos índices de larvas do mosquito. No Estado, dos 167 municípios, 165 participaram do LIRAa. Além das que estão em situação de risco, o levantamento identificou 73 municípios (44,2%) em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 22 municípios (13,3%) com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Estações disseminadores de larvicida, criadas em parceria com a Fiocruz, combatem a proliferação do vetor com auxílio do mosquito

Estações disseminadores de larvicida, criadas em parceria com a
Fiocruz, combatem a proliferação do vetor com auxílio do mosquito

#SAIBAMAIS#Entre as 17 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, estão com índices satisfatórios os municípios de Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO). As capitais com índices em estado de alerta, são:  Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracajú (SE) e São Luis (MA). As capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Rio Branco (AC) não informaram os dados ao Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a importância de uma ação conjunta com estados e municípios para o desafio do combate ao Aedes. “O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia de mobilização, a Sexta Sem Mosquito, quando mobilizaremos ministros de estado e autoridades locais para estarem em todos os estados do país chamando a atenção da população para a importância de combater o mosquito”, informou o ministro da Saúde.

Realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro em todo o país, o LIRAa teve adesão recorde de municípios para este período do ano, com 3.946 cidades participantes, um aumento de 73% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 2.282 municípios fizeram o levantamento. Essa ampliação foi possível porque neste ano o Ministério da Saúde publicou a resolução nº 12 que tornou obrigatória a realização de levantamentos entomológicos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

A realização deste monitoramento ficou condicionada ao recebimento da 2ª parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra, que deve ser utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas