sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

RN tem melhor desempenho no turismo de lazer

- Publicidade -

TURISTA - Natal é a única capital do Nordeste com crescimento nesse perfil

O potencial turístico do Rio Grande do Norte fez aumentar a participação de turistas estrangeiros que vieram ao Estado especialmente para o lazer — em 2004 esse turista representava 3,2% de todos os estrangeiros que desembarcaram no RN contra 6,6% do fluxo registrado no ano passado — segundo a pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional do Brasil”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O Rio Grande do Norte e a Paraíba, estado que em 2004 recebeu 0,7% dos turistas estrangeiros para o lazer e no ano seguinte mais do que dobrou esse índice (1,5%), foram os únicos estados do País cujos resultados mais dobraram de um ano para o outro. O crescimento leva em conta apenas aqueles turistas estrangeiros voltados ao lazer — sem considerar os demais que desembarcaram para negócios, eventos, convenções e outros objetivos.

Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, em 2005, 5,4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil. Em 2004, esse número foi de aproximadamente 4,8 milhões. “É um salto espetacular. O Rio Grande do Norte descobriu que sua principal atividade econômica é o turismo”, afirmou o ministro Walfrido Mares Guia, durante divulgação da pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil”, realizada pela Fipe.

O estado Ceará, por exemplo, obteve um incremento de 0,2% entre 2004 e 2005 na quantidade de estrangeiros que buscaram especificamente o lazer. O desempenho do Rio Grande do Norte no chamado “turismo de negócios, eventos e convenções atraiu um número menor de turistas oriundos de outros países no ano passado (passou de 1,3% para 1,1%).

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, atribui o desempenho do RN a vários fatores. Mas destacou o empenho da iniciativa privada, à medida que amplia os investimentos em infra-estrutura de qualidade, e da Embratur com as campanhas de divulgação do País no exterior. “Não podemos dizer que esse crescimento tem um pai”, ressaltou.

Renato Garcia, secretário estadual de Turismo, concorda que a parceria da iniciativa privada e poder público respondem diretamente pelo crescimento — desde à infra-estrutura até os investimentos em qualificação e formação de mão-de-obra especializada. “Precisamos qualificar mais para chegarmos ao turismo de alto luxo”, disse o secretário.

Parte do desempenho possível para este ano, no Estado, pode ter influência negativa face à crise da Varig que se arrastou no primeiro semestre do ano, na opinião de Renato Garcia. Mas o secretário ressaltou que o problema ocorre em período fora da alta estação, que se inicia em outubro e vai até março do ano seguinte. “No segundo semestre de melhorar”, disse.

A pesquisa da Fipe mostra ainda que Natal é a oitava capital mais visitada por turistas estrangeiros — em 2004 recebia 2,7% desses visitantes apenas para o lazer e, no ano seguinte, ampliou para 5,8% — e obteve o maior crescimento percentual no comparativo dos dois anos. Entre os destinos turísticos da região Nordeste abordados pela pesquisa, foi o único que registrou crescimento. Salvador, Recife, Porto Seguro e Fortaleza tiveram retração.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas