Cookie Consent
Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara
RN tem sete projetos para eólica offshore no Ibama
Publicado: 00:00:00 - 19/06/2022 Atualizado: 17:46:47 - 18/06/2022
Cassiano Arruda Câmara

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, sete projetos para geração de energia eólica offshore, que é a nova fronteira de energias renováveis, a fim de conseguir licença ambiental do Ibama.
Reprodução


Os sete projetos: 1 – Energia Pedra Grande; 2 – Ventos do Atlântico Projetos de Energia Eólica; 3 - Bosfort Participações; 4 – Internacional Energias Renováveis; 5 – Beta Wind Energias Offshore; 6 -  Bleufloat Energy do Brasil; e 7 – Catteleya/Bluefloat Energy do Brasil. – A soma da produção desses sete projetos dobra a atual capacidade do RN, maior produtor do Brasil.  Os estudos preveem a instalação de um total de 875 aerogeradores no mar (as turbinas que convertem a energia dos ventos em energia elétrica). Atualmente, o Estado conta com 2.655 aerogeradores em parques eólicos terrestres, de capacidade muito menor.

A previsão da ABEEólica é que o Brasil realize sua primeira licitação de energia eólica offshore no próximo ano. 

Dois anos depois, RN vai saber as mudanças no petróleo

Dois anos depois da chegada das empresas independentes, que compraram os “campos maduros” da Petrobras (coincidentemente nos anos de pandemia), finalmente elas vão se apresentar ao RN, e dizer o que já fizeram, o que pretendem fazer e quais as perspectivas para cada um.

Divulgação


A oportunidade é o “Mossoró Oil&Gas Expo”, que se realiza entre 5 e 7 de Julho, no Expocenter da Ufersa, reunindo os principais agentes públicos e privados envolvidos no ambiente de exploração, comercialização, refino e distribuição de petróleo e gás, no maior evento onshore do Brasil, para um   público estimado em duas mil pessoas, 100% presencial.

As principais autoridades e empresas confirmaram presença e a programação vai permitir um amplo diálogo nas perspectivas do hoje e do amanhã. 

Aprovadas duas fábricas de cimento para o RN

Instalação e ampliação de duas fábricas de cimento para o Rio Grande do Norte receberam licença do Idema:
Divulgação


1 – A SRN Sociedade Riograndense de Moagens para instalar um canteiro de obras em apoio a implantação de uma fábrica de cimento, localizada no sítio Riacho das Areias, município de Currais Novos.

2 – Polimix Concreto (cimento Mizu) autorizado a extração mineral de calcário para fabricação de Cimento Portland, no município de Baraúna. 

 Ja na Alemanha filiará o União Brasil na IDU
Divulgação


O ex-senador José Agripino viaja a Alemanha, em missão do União Brasil, domingo próximo, para cuidar da filiação do partido na IDU, Instituto Democrático de Centro, dando prosseguimento ao que havia feito como Presidente do DEM, participando de organizações que congregam partidos liberais e democráticos nas principais democracias mundiais.

Estátuas – discussão estética e ideológica

A chegada a Natal das lojas Havan, do empresário Luciano Hang, precedida de uma réplica da estátua da Liberdade, apropriada como símbolo da empresa, tem provocado uma inesperada discussão. Setores da esquerda natalense tentaram proibir a exibição da réplica da obra de arte, para atingir Hang, um dos mais emblemáticos apoiadores do presidente Bolsonaro.


Divulgação

      

Divulgação


A estátua da Liberdade foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904) e o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), que também trabalhou no projeto da Torre Eiffel, em Paris. Ela foi oferecida aos Estados Unidos pelos franceses, em 1886, em comemoração ao centenário da Independência do país e virou símbolo de Nova Iorque e marco de conquista do território pela Havan.

Protestando contra a invasão da cultura estrangeira, figuras da esquerda natalense defendem a figura de Iemanjá, instalada na Praia do Meio, em 1999, numa nova versão de autoria do artista Emanoel Câmara, substituindo uma antiga depredada por vândalos.  A estátua local tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior imagem de Iemanjá confeccionada na história do Rio Grane do Norte.

A discussão continua aberta, quem quiser expresse sua opinião, do ponto de vista estético ou ideológico. - Hang deve estar adorando o debate...

Se é por falta de adeus - até logo
Divulgação


Do ex-governador João Dória no Instagran, depois de ganhar e não levar as eleições primárias do PSDB para Presidente da República: “A partir do próximo mês, retorno as minhas atividades na iniciativa privada. Deixo a vida pública com o senso do dever cumprido. Pelos meus erros, peço desculpas. Pelos meus acertos, cumpri minha obrigação”. E lançou um artigo nos jornais cujo título completa tudo: - “Não desisti do Brasil”.

Regulação do PT complica o trabalho dos jornalistas

A presença de Lula na abertura da campanha presidencial no RN, mostrou as dificuldades criadas pelo candidato do PT ao trabalho dos jornalistas, submetidos a uma série de proibições que não são comuns nas  movimentações democráticas: “isso pode”, “isso não pode”. - Será isso a  regulação prometida?
Divulgação


Pelo menos metade da programação de Lula foi vetada aos jornalistas, mesmo em alguns casos tendo sido tolerada só a presença de fotógrafos e cinegrafistas. E ainda zombaram da inteligência dos coleguinhas “Por questões de espaço e segurança, só cinegrafistas e fotógrafos profissionais terão acesso ao interior da Feira de Agricultura Familiar no momento da visita do Lula”.

“O ex-presidente não dará entrevista no local, nem falará com ninguém da imprensa” diz a nota distribuída.” Lula veio e foi e não deu uma palavra aos jornalistas.

Uma Câmara de muitas medalhas e homenagens 

A Câmara de Natal instituiu mais uma Medalha, a Comenda “Zuleide Gonçalves Vieira, em alusão ao dia do cerimonialista. Não existem estatísticas confiáveis sobre o número exato dessas comendas distribuídas pelo legislativo municipal.
Divulgação


Zuleide Gonçalves Vieira - Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), sanitarista e epidemiologista. Graduada em Turismo pela Universidade Potiguar - UnP (1998). O cerimonialista é um profissional contratado para organizar festas e eventos. - A Lei não define a importância desta iniciativa para a cidade do Natal.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte