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RN tenta “reconquistar” italianos

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Isaac Lira – Enviado a Milão

Com o número de turistas europeus em queda, Natal vê a Copa do Mundo de 2014 como uma oportunidade de retomar o interesse de italianos, espanhois, portugueses, entre outros povos tradicionalmente significativos nas estatísticas turísticas da capital potiguar. Para isso, segundo o secretario estadual de Turismo, Renato Fernandes, a divulgação da cidade como destino turístico é fundamental e vem sendo enfocada em eventos como o Goal to Brazil, que está sendo realizado em Milão, na Itália. Ontem, Natal foi apresentada para 71 operadores de turismo e 28 jornalistas italianos na cidade.
Representantes do governo do Estado e da Embratur apresentaram os atrativos potiguares à imprensa italiana, ontem: promoção
O workshop faz parte do projeto Goal to Brazil, da Embratur, a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pelas áreas de promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Dentro do projeto, uma cidade-sede é apresentada em um país europeu. Natal foi sorteada para ser destaque em Milão.

Durante o evento, uma entrevista coletiva foi realizada, com a presença da Embratur, do Ministério dos Esportes, da Secretaria Estadual de Turismo do RN e da Empresa Potiguar de Divulgação Turística (Emprotur). Depois, um workshop com agentes de viagens italianos foi realizado. Potencialidades como as praias, o turismo de aventura e a cultura potiguar foram mostradas através de slides e vídeos promocionais. A programação foi encerrada com a degustação de pratos da culinária potiguar e um show da cantora  Camila Masiso.

A ação, promovida pela Embratur, não deixa de ser providencial. O RN recebeu em 2011 7,29% turistas europeus  a menos que em 2010. A queda no número só de italianos foi de mais de dois mil visitantes. Eram 12.180 em 2010 contra 10.029 em 2011, de acordo com Anuário Estatístico de Turismo 2012, do Ministério do Turismo. O Ceará, por outro lado, teve um aumento de 7,85% no número de europeus e recebeu 6,04% mais turistas oriundos da Itália. “Um dos motivos pra isso foi a crise internacional, principalmente a espanhola. Como a crise está sendo mais séria, isso afetou o RN”, diz o secretário de turismo, Renato Fernandes. E complementa: “Para reverter isso é preciso divulgar o destino, como temos feito, no exterior. Tivemos também um problema com a diminuição da oferta de voos”, acrescentou.

O RN tinha em 2010 cerca de 20 voos internacionais. Hoje são apenas sete. “Além da diminuição do número de voos em si, as aeronaves com maior oferta de vagas estão com o foco dos Estados Unidos e Europa. O Brasil perdeu duas vezes”, explica Fernandes.

Para o diretor administrativo da Embratur, Tufi Michreff Neto, a recepção dos agentes de viagens ao produto turístico Natal foi positiva, sendo, dentro do projeto Goal to Brazil, uma das mais empolgantes. Durante a coletiva de imprensa, que contou com a presença de jornalistas dos principais veículos da Itália, Tufi destacou a importância do turista italiano para o Brasil. “Em 2011, recebemos 229.484 mil turistas vindos da Itália que está entre os países prioritários da Embratur”. De acordo com ele, 37% desses turistas buscam o Brasil para o Lazer, ou seja, passar férias. Atualmente a Itália está em 5º lugar no ranking de países que mais emitem turistas ao país. No caso do Rio Grande do Norte, o país é, da Europa, o principal polo emissor de visitantes.

*O jornalista viajou à convite da Embratur.

Declínio

O número de turistas italianos que vem ao Brasil vem caindo desde 2008. Naquele ano, mais de 265 mil italianos visitaram o pais. Ano a ano essa estatística veio minguando, atingindo o menor número desde 2003 no ano passado, com pouco mais de 229 mil italianos em terras tupiniquins. O RN foi um dos estados que mais sentiu a queda. Em 2006, 19,8% dos italianos que resolveram vir ao Brasil escolheram o Estado como destino. Era o segundo lugar mais procurado no país. A estatística mais recente sobre essa porcentagem, de 2010, mostra o RN como o quinto colocado, com 9,4% das escolhas dos italianos.

Bate-papo

Renato Fernandes, Sec. Estadual de Turismo

“O público europeu merece ser cativado”

Qual a importância de um evento como esse?

Fundamental. Esse tipo de contato direto com os operadores de turismo é importante para despertar o interesse deste mercado. Fazer conhecer o que o Rio Grande do Norte tem para oferecer é uma oportunidade de incrementar.

O turista europeu é diferenciado?

Dados mostram que um turista brasileiro gasta por dia cerca de R$ 100. Enquanto um europeu gasta 120 euros (quase 3x mais). Isso mostra que é um público que merece ser cativado.

Por que o RN vem perdendo turistas europeus nos últimos anos?

Muitos fatores. O principal deles é a crise internacional que diminuiu o poder de compra em vários países. Temos menos voos disponíveis também.

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