terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

RN tenta voos da Holanda

- Publicidade -

Uma das metas do RN na Vakantiebeurs 2018, feira que prossegue até domingo em Utrecht, na Holanda, é a captação de voos. segundo o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, que está presente à feira, a ideia é viabilizar dois voos charteres semanais da operadora holandesa Corendon. Caso o negócio se concretize, os fretamentos serão de novembro deste ano a junho de 2019.

Três estados brasileiros estão presentes com estande próprio na Vakantiebeurs 2018: Rio Grande do Norte, Ceará e Tocantins. A perspectiva dos organizadores é que 100 mil pessoas visitem o evento nos cinco dias de realização. Trata-se da primeira feira de Turismo do calendário europeu (na verdade, do calendário mundial) e o principal evento do setor realizado no Benelux – bloco de países formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Como em quase todas as feiras de Turismo  da Europa, o evento é voltado para profissionais do setor de turismo e aberto ao público final.

O Rio Grande do Norte tem delegação de cerca de 20 pessoas na feira. As prefeituras de Tibau do Sul (destino Pipa) e Maxaranguape (destino Maracajaú) enviaram representantes e estão bancando o estande, junto com o Governo do Estado do RN e a ABIH-RN. Quase toda a delegação do turismo potiguar que está na feira da Holanda permanecerá na Europa até a próxima semana. Aproveitarão para participar da Fitur, em Madri, de 17 a 21 (quarta a domingo).

Aeroporto de São Gonçalo tem incremento

O ano de 2017 foi de crescimento no Aeroporto de Natal. A Inframérica, administradora do terminal potiguar, comemora os avanços tanto em passageiros como em voos e no setor de carga. Ao longo do ano, 2.403.677 mil pessoas passaram pelo terminal aéreo, 3,8% a mais que em 2016. A movimentação aérea também teve aumento. Foram 18.974 mil pousos e decolagens, 1,5% superior a 2016. Os meses com o maior fluxo de passageiros foram janeiro, julho e dezembro, períodos de férias.

A movimentação de cargas também ficou acima da expectativa. O aeroporto movimentou 12,4 mil toneladas, finalizando o ano com um balanço positivo e 3,26% a mais que 2016. No terceiro trimestre o aeroporto bateu recorde de exportação de frutas para a Europa. O Rio Grande do Norte é o maior exportador nacional de peixes das espécies atum e meca, que representam 26% do volume de carga aérea enviada ao mercado internacional.

Para o diretor de operações da Inframerica, Juan Djedjeian, mesmo que comedidamente a movimentação vem sendo retomada. “A crise econômica impactou diretamente o fluxo do aeroporto e consequentemente o número de turistas. O ano de 2017 foi de retomada e superação. Fechamos o ano com saldo e isso começará a refletir na economia local. Acreditamos que em 2018 a movimentação continue crescente e que em breve possamos ter novidades em rotas a partir de Natal”, comenta.  

O diretor lembra que o ano de 2017 foi de grandes desafios. Durante 30 dias, entre setembro e outubro, a pista do aeroporto passou por obras de recuperação e a operação noturna foi suspensa durante o período. A obra foi financiada com recursos próprios do acionista e todo o planejamento foi adequado para que o aeroporto não interrompesse as operações aéreas, demonstrando o comprometimento da Inframerica com a concessão e a população potiguar.

Fiart terá ampla programação cultural
A 23ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), além de ser uma oportunidade para potiguares e turistas conheceram o artesanato produzido em todas as regiões do Brasil, é também palco para promoção de artistas locais e regionais com sua vasta programação cultural. É uma excelente opção de lazer e entretenimento nesse período da alta estação.

Esse ano, a feira realizará o Concerto na Fiart, com orquestras, corais e bandas regionais em apresentações diárias.

Além disso, a 23ª edição do evento vai contar com a tradicional participação de grupos folclóricos de dança; artistas circenses; DJs; músicos e cantores do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco. 

No período de 24 a 27 de janeiro, dentro da programação cultural da feira, acontece também o 16º Festival Folclórico, que reunirá mais de 30 grupos (de dança folclórica e contemporânea) e vai premiar as quatro melhores apresentações, escolhidas por uma comissão julgadora formada por representantes da Fundação José Augusto, do Teatro Alberto Maranhão e da Associação Norte-Rio-Grandense de Folclore.

Idealizada e organizada pela Espacial Eventos, do empresário Neiwaldo Guedes, a 23ª Fiart acontecerá de 19 a 28 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal. Com o tema “Arte Sacra: tradição de fé que esculpe oportunidades”, a próxima edição do evento tem o objetivo de valorizar a cultura religiosa, promovendo o talento de artesãos desse segmento e fomentando um mercado em ascensão.

Jornalista do RN faz evento em Lisboa
No dia 26 de fevereiro, profissionais de turismo do Brasil e de Portugal estarão presentes no Encontro Internacional dos Profissionais de Turismo de Portugal, que chega à sua segunda edição. Idealizado e promovido pela jornalista Cristina Lira, baiana com atuação em Natal, o evento será realizado no Vila Galé Ópera, em Lisboa, às 19h30. O Encontro tem apoio do El Corte Inglês, cadeia espanhola de shopping, Travel Ace, Potiguar Turismo, Schultz Operadora e rede Vila Galé.

A dois dias da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, a ação de marketing tem como objetivo, segundo Cristina Lira, promover networking entre os convidados, estimular novos negócios e troca de experiências.

Em formato jantar (28 euros por pessoa, com direito a degustação de vinhos), terá palestra do presidente do conselho administrativo do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida; do diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau, Michael Nagy; e do diretor de vendas da Tap Portugal, Paulo Henrique Cunha.

 O 2º Encontro Internacional dos Profissionais de Turismo de Portugal segue os moldes da edição brasileira. Com realização mensal em Natal há seis anos, o encontro já foi promovido em São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Cuiabá (MT). Em março deste ano será realizado em Curitiba, paralelamente ao 23° Salão Paranaense de Turismo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas