RN terá 16 alunos participando da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Publicação: 2019-10-23 17:12:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dezesseis alunos de quatro escolas de Natal, Caraúbas, Mossoró e Caicó representam o estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.
Yago Gabriel e José Israel criaram um par de luvas que interpretam LIBRAS
Yago Gabriel e José Israel criaram um par de luvas que interpretam LIBRAS

Os estudantes Yago Gabriel Silva de Abreu, Matheus Felipe Rodrigues de Carvalho e José Israel de Lima Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal, da cidade de Natal, criaram um par de luvas que interpretam a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e convertem para áudio e texto. As luvas possuem sensores que capturam os movimentos dos dedos e das mãos e os enviam para um aplicativo instalado em um tablet ou smartphone onde podem ser acessados. O sistema procura facilitar a comunicação e inclusão social dos deficientes auditivos. Já os alunos Ruan Diego Leite Freitas e Pedro Henrique Pereira de Morais, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, da cidade de Caraúbas, desenvolveram um medidor para monitorar os tremores dos pacientes da Doença de Parkinson. O dispositivo é um microcontrolador, que, quando colocado sobre a mão da pessoa, transmite os dados, como a frequência e intensidade, em forma de gráfico para que os médicos acompanhem a evolução do problema e deem um diagnóstico mais preciso. Os outros projetos do Rio Grande do Norte vêm da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, localizada em Mossoró e Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó, localizado em Caicó.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários