terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

RN terá 242 locais de provas no ENEM

- Publicidade -

Tales Lobo
Repórter

Neste domingo, 10, será realizado o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Desta vez os participantes terão cinco horas para fazerem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Assim como no primeiro dia, o Rio Grande do Norte terá 242 locais de provas espalhados por 40 municípios potiguares.

O gabarito oficial do Enem será divulgado no próximo dia 13 de novembro. Os faltosos do primeiro dia poderão fazer a prova amanhã


O gabarito oficial do Enem será divulgado no próximo dia 13 de
novembro. Os faltosos do primeiro dia poderão fazer a prova amanhã

Os portões dos locais de prova abrirão novamente às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Dessa forma, candidatos do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão realizar as provas até duas horas antes do horário da capital federal. É preciso estar atento também para não esquecer os documentos necessários para a realização. O exame será iniciado às 13h30, tendo como horário limite as 18h30. Os participantes só podem deixar definitivamente o local de aplicação após duas horas do início do exame, e sair com o cartão de questões na última meia-hora.

As provas serão divididas com 45 questões para ciências da natureza e 45 para matemática. Os candidatos devem se atentar para preencher corretamente o cartão de respostas e de questões, qualquer erro ou dano pode causar eliminação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as questões dos dois dias de provas são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).

Faltosos
No Rio Grande do Norte 24.430 dos 119.324 inscritos, faltaram ao primeiro dia de provas. Uma porcentagem de 20,5% do total de inscrições no Estado. Em todo o Brasil foram registrados cerca de 1,2 milhão de faltosos de 5,1 milhões de inscritos. Uma média de 23%. O Inep informou que os faltantes do primeiro dia, poderão fazer as provas neste domingo. No entanto, terá somente as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação do participante.

Gabarito
De acordo com o Inep o gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. Os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. O Inep lembra que mesmo com as respostas em mãos, não será possível saber a nota final do Enem, já que o exame conta com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e não atribui um valor fixo para cada questão.

Transporte e segurança
Como aconteceu no primeiro dia, transporte público e segurança terão esquemas especiais para a realização de exame. Em Natal, os ônibus irão circular com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). Em todo o Rio Grande do Norte, mais de 1,6 mil policiais militares devem trabalhar para garantir a segurança e tranquilidade antes, durante e após a aplicação das provas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira, 8, que deseja inserir questões em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que “reconheçam” a família, o “valor” do Estado brasileiro e não tenham ideologia política e de gênero. Bolsonaro afirmou ainda querer que seja cobrado nas escolas aquilo que os “pais querem” e que interessa ao Brasil.

“Queremos colocar nessas provas do Enem matérias onde a grande maioria reconheça a família. Reconheça o valor do Estado brasileiro. Respeite as crianças na sala de aula. Sem ideologia política ou de gênero. Queremos que a garotada estude, sim. Sabendo que o que lhes será cobrado neste será aquilo que os pais querem. E aquilo que interessa ao Brasil”, disse Bolsonaro

Ele discursou em evento em Goiânia, capital de Goiás, para entrega de 214 ônibus escolares a 133 municípios do Estado. A compra dos automóveis custou R$ 43,3 milhões, segundo o Ministério da Educação.

O presidente disse que conversou com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre mudar o conteúdo de livros didáticos. Segundo presidente, as novas edições devem ser entregues principalmente em 2021.
Número
24.430 Foram os inscritos faltosos no primeiro dia de provas do ENEM. Em todo o Brasil foram 1,2 milhões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas