RN terá aluna de escola pública no Parlamento Jovem Brasileiro

Publicação: 2019-08-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma aluna da rede estadual de ensino do RN foi selecionada para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2019), iniciativa da Câmara dos Deputados que conta com a participação de estudantes oriundos de diversos estados do Brasil. Dos 78 candidatos finalistas, Anália Vitória, de 18 anos, representará o estado potiguar no programa, que será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Brasília (DF).

Anália Vitória representa Rio Grande do Norte no Parlamento Jovem Brasileira
Anália Vitória representa Rio Grande do Norte no Parlamento Jovem Brasileira

Voltado a estudantes do ensino médio das redes pública e privada, o PJB 2019 trata-se de um programa que visa proporcionar aos seus participantes uma compreensão acerca dos processos políticos da jornada parlamentar. Para isso, os alunos vivenciam, durante cinco dias, a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, realizando atividades na condição jovens parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Para participar do programa, Anália Vitória, que atualmente está cursando a 3ª série do ensino médio na Escola Estadual em Tempo Integral José Fernandes de Melo (EEJFM), localizada no município de Pau dos Ferros, teve que elaborar um projeto de lei que apresentasse soluções de melhorias ao país.

Seu projeto, que foi analisado por servidores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), apresenta como proposta uma lei para que estados e municípios passem a disponibilizar às suas escolas uma equipe multidisciplinar que atenda a saúde dos alunos de forma integral, com um corpo de profissionais formado por psicólogos, psicoterapeutas, psicopedagogos, entre outros.

“Algumas escolas até possuem psicólogos voluntários, mas sabemos que esses profissionais não conseguem atender as altas demandas dessas escolas. Sendo assim, um aluno geralmente passa a ter esse acompanhamento apenas em casos extremos. Dessa forma, por meio desse projeto de lei, as escolas passariam a ter uma equipe constante e interdisciplinar atendo seus estudantes”, explica a autora do projeto de lei. Anália Vitória ainda conta que, além de atender a saúde do estudante, sua proposta também servirá como suporte para investigações e pesquisas acerca de possíveis transtornos na saúde mental dos estudantes.

Preparação
Professor de filosofia, José Barbosa foi um dos docentes que auxiliaram a preparação dos alunos da escola José Fernandes de Melo para participação desta edição do PJB 2019. Ele conta que o incentivo se deu sobretudo por meio de orientações em sala de aula a respeito do programa, além da oferta de material online para que os alunos fundamentassem teoricamente seus projetos.

“Vejo o feito de fundamental importância para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes. Este representa um passo para que os jovens estudantes se interessem não só sobre a política e seus desdobramentos, mas que também participem, de maneira mais afetiva e efetiva, do desenvolvimento do nosso país”, avalia o professor.

Trabalho dos Deputados
Criado em 2003 e desenvolvido pela Câmara dos Deputados, o PJB trata-se de uma oportunidade para vivenciar, de forma prática, o trabalho desempenhado pelos deputados federais. Durante sua execução, os alunos participantes imergem em uma “jornada parlamentar”, na qual elaboram e defendem projetos de leis.

O Programa ainda conta com a colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e, no âmbito estadual, o programa é realizado pela SEEC por meio do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH).




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários