sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

RN terá centro para tratar fissurados

- Publicidade -

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se prepara para instalar, juntamente com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, o primeiro Centro de Referência em Tratamento e Correção de Fissura Labiopalatal do Rio Grande do Norte.

A vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes reuniu-se nessa quarta-feira, 29, com os secretários das duas pastas, direção de unidades de saúde da UFRN e a EBSERH, na Reitoria, para discutir a criação do Centro.

“Essa será uma unidade de alta complexidade, a ser instalada nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), onde há tempo se realiza intervenções cirúrgicas dessa natureza”, explicou Fátima Ximenes aos parceiros do projeto. “Por isso, devemos trabalhar nos próximos seis meses para que tenhamos esse Centro prestando esse tipo de serviço no RN”, completou a vice-reitora.

Direito à cidadania
Conhecido popularmente como “lábio leporino” ou “fenda palatina”, o tratamento à correção de fissura labiopalatal é um direito do cidadão à saúde pública, garantido na constituição brasileira. No Rio Grande do Norte, o Centro de Referência a ser instalado até meados de 2015 contará com a estrutura de unidades de saúde da UFRN, como o Huol, a Faculdade de Odontologia, os cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e de Enfermagem, além das parcerias do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas