quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

RN terá dessalinização de águas subterrâneas

- Publicidade -

INCLUSÃO -  O RN vai participar do programa Água Doce de dessanilização

Atualizada às 14h02

O programa Água Doce lançado no ano passado, pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente em 60 localidades de cinco estados, será ampliado. O objetivo do programa é o aproveitamento para consumo humano de águas subterrâneas com alto teor de sal, tratadas em dessalinizadores.

A informação foi dada, hoje, pelo coordenador nacional do projeto, Renato Saraiva Ferreira. Segundo ele, a meta é beneficiar 100 comunidades até o final do ano, com investimento de R$ 6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ele participa em Recife de reunião com os coordenadores do programa de dez estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Sergipe.

Queremos fazer um levantamento da execução das obras e adequação da estrutura institucional do programa que tem a preocupação ambiental de dar destino adequado aos rejeitos resultantes do processo de dessalinização e também um controle social por parte da população sobre a gestão dessa água.

Ferreira informou que existem atualmente no Semi-Árido do Nordeste 2 mil dessalinizadores instalados, dos quais 80% não têm tanques de tratamento dos efluentes, o que pode poluir o meio ambiente. Ele explicou que o projeto está em fase piloto de iniciativas, aplicando metodologias e fazendo acordos locais.

A prioridade do programa são os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta taxa de mortalidade infantil e com problemas críticos de falta de chuvas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas