quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

RN terá duas equipes no Aerodesign

- Publicidade -

Duas equipes do Rio Grande do Norte se preparam para a disputa no espaço aéreo de São Paulo, que vai receber aeronaves controladas, projetadas e construídas em escala reduzida. É a 16ª Competição SAE Brasil Aerodesign. Disputa que ocorrerá entre os dias 30 de outubro, e 2 de novembro. Mais do que um jogo aéreo, é um exercício prático dos conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Muitas vezes, vale ainda mais do que a premiação, mas uma oportunidade no mercado de trabalho na área das engenharias que envolvem mobilidade de veículos.
UFRN: alunos estão montando pequenas aeronaves do Car-Kará, campeão em várias edições
Ao participar do projeto os alunos se envolvem como um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico. Desde sua a idealização, projeto detalhado, construção e testes. Competem em três classes diferenciadas: Regular Avançada e Micro. Cada uma com uma determinação específica sobre o modelo – tamanho e tecnologias que podem ser utilizadas. Nas categorias Micro e Avançada os alunos tem maior liberdade  de projeto, enquanto na categoria Regular as equipes devem seguir um manual de instrução da Competição. Todos os modelos são aeronaves cargueiras

#SAIBAMAIS#Em cada projeto, as equipes podem gastar uma média de R$ 10 mil, até R$ 25 mil, ou mais, de acordo com a disponibilidade financeira. Ao todo, 95 equipes se inscreveram para a competição: 87 do Brasil e oito do Exterior – Venezuela (quatro), México (duas), Peru (uma) e, pela primeira vez, Polônia (uma). Todas as equipes reúnem mais de 1,3 mil participantes. Do Nordeste, tem 14 equipes, envolvendo cerca de 190 alunos de 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

As equipes do RN são: o Projeto Car-kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que vai competir na Classe Avançada e Micro (com equipe de oito alunos), em sua 15ª participação; e o Projeto Pegazuls, da Universidade Federal Rural do semi-árido (Ufersa), de Mossoró, competindo na categoria Regular (com equipe de 15 alunos), participando pela segunda vez do SAE Brasil, organizado pela Seção Regional São José dos Campos.

Estas equipes terão de enfrentar avaliações e classificação da competição, realizadas em duas etapas: na Competição de Projeto, os engenheiros da indústria aeronáutica vão avaliar a elaboração teórica, nos relatórios de cada equipe. E , na Competição de Voo, será avaliado o desempenho dos projetos de acordo com as previsões teóricas.

Basicamente, ganha o projeto de aeronave quem conseguir transportar maior peso, com o protótipo mais leve, e que execute o melhor desempenho. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Avançada e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition –  realizada pela SAE International.

Vitórias
Desempenho das equipes do Rio Grande do Norte

Projeto Car-kará
15° ano de participação
2014 – Compete na Classe Advanced e Micro (uma aeronave para cada)
2003 – Campeão Brasileiro Classe Regular e Advanced
2004 – Campeão Brasileiro Classe Advanced
2005 – Campeão Brasileiro e Mundial Classe Regular
2008 – Campeão Brasileiro e Mundial Classe Advanced

Projeto Pegazuls
2° ano de participação
2014 – Compete na Classe Regular
Participa pela 2ª vez, sendo a primeira (2013), por experiência. Agora, se consideram competitivos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas