sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

RN teve 91 casos registrado de raiva em animais

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte teve 91 casos de raiva em animais em 2019. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam). Até 30 de dezembro de 2019, foram confirmados casos em 81 morcegos, cinco raposas, dois bois, dois cães e um equino.

Vigilância Ambiental identificou 17 casos de raiva em morcegos até o mês de agosto deste ano
Ao todo, 81 morcegos tiveram o diagnóstico da doença

Segundo a Sesap, os casos foram registrados em 29 municípios do estado, com destaque para Santo Antônio (15), Caicó (12), Parnamirim (10), São Tomé (8) e Macaíba (7).

Orientações

A raiva é transmitida pela saliva do animal infectado – principalmente, cão e gato, ou de animais silvestres, como morcego e sagui – através da pele ou mucosas, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção é a vacinação de animais domésticos e de pessoas que foram expostas ao risco.

A orientação da Sesap é para que as vítimas de mordeduras lavem o local com água corrente e sabão e procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O vírus rábico é muito sensível a agentes externos e ao lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou outro detergente, isso diminui, comprovadamente, o risco de infecção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas