RN: Três novos livros por semana

Publicação: 2017-09-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Os números não são precisos, mas basta uma consulta às principais editoras em atividade no Rio Grande do Norte para se chegar a uma feliz conclusão: o setor editorial potiguar celebra um momento único na sua história recente. Nos dois últimos anos, pelo menos três livros são lançados a cada semana no estado - o que já faz passar de 300 o número de livros publicados desde 2015.

As obras variam de gênero, estilo literário e propostas editoriais. Muitos dos livros ainda partem do investimento do próprio autor, que arca com todos os custos de produção. Mas um bom número de títulos vem sendo publicado a partir de apostas das editoras. Elas assumem os custos gráficos e editoriais e repassam aos autores um percentual sobre vendas. Para o jornalista Rilder Medeiros, coordenador da Feira do Livro de Mossoró, essa realidade tem sido impactada diretamente pelos programas de compra de livros do governo do estado e da prefeitura de Mossoró, através dos cheques-livros.

No vale-livro da Secretaria Estadual de Educação, por exemplo, 40% do valor total dos recursos repassados às escolas - R$ 1 milhão para as feiras de Mossoró e Natal - são exclusivos para obras de autores potiguares. “Se fizermos as contas, chegaremos ao final desse ano com a compra de mais de 40 mil livros de escritores norte-rio-grandenses”, conclui Rilder.

Biblioteca escolar
Os livros adquiridos com os programas do cheque-livro vão direto para as bibliotecas das escolas, fortalecendo o acervo e aproximando os alunos leitores dos clássicos literários, mas também do universo da literatura produzida no estado onde eles vivem.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários