Cookie Consent
Natal
RN+Vacina passa a emitir certificado para vacinados
Publicado: 07:48:00 - 01/07/2021 Atualizado: 07:51:52 - 01/07/2021
O RN + Vacina, que é a plataforma integrada para governança e transparência do processo de vacinação no Rio Grande do Norte, passa a emitir certificado para as pessoas vacinadas contra a covid-19 no estado. O certificado é uma forma de garantir aos grupos já imunizados uma confirmação oficial de imunização, seja para acessos a estabelecimentos ou para viagens.
Elisa Elsie/Assecom
Pessoas vacinadas terão certificado expedido pelo RN+Vacina

Pessoas vacinadas terão certificado expedido pelo RN+Vacina


Leia Mais

Em entrevista à InterTV Cabugi, o diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Ricardo Valentim, explicou que a plataforma se adianta a um processo que deve ocorrer no país, onde poderá haver a cobrança de certificados para acessos a estabelecimentos e até viagens. Por isso, segundo Valentim, também será oferecida a confirmação da vacinação em inglês, para casos de exigência de certificados para viagens internacionais.

"É uma ferramenta para contribuir com a política pública. Quem vai dizer como será utilizado, serão as autoridades sanitárias", explicou Valentim.

Até o momento, não há no Rio Grande do Norte uma cobrança por confirmação de vacinação para que se tenha acesso a estabelecimentos ou viagens. Segundo Valentim, o RN+Vacina se antecipou já para que o estado esteja preparado para a hipótese de exigência desses certificados, que são uma realidade no exterior. O certificado é digital e pode ser emitido no RN+Vacina para quem já se imunizou. Contudo, é preciso que exista a atualização dos dados por parte dos municípios.

"A plataforma é alimentada também pelos municípios e, por isso, é preciso ocorra essa atualização para que os certificados sejam emitidos", explicou.

Até o momento, segundo Valentim, o Rio Grande do Norte conta com 412 mil pessoas com o ciclo de imunização contra a covid-19 completo, enquanto 1,5 milhão receberam pelo menos uma dose.



Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte