terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

RN vai receber 82.440 doses da vacina contra covid-19 nesta segunda-feira

- Publicidade -
O Rio Grande do Norte vai receber 82.440 doses da vacina contra covid-19 no primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, previsto para chegar na tarde desta segunda-feira (18). As 6 milhões de doses disponibilizadas pelo Governo Federal nesta segunda foi dividido proporcionalmente entre os estados de acordo com a população. Um ato simbólico no fim da tarde desta segunda vai marcar o início da campanha de vacinação no estado.
Neste primeiro momento, a prioridade é vacina os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Uma parcela de pessoas com 60 anos ou mais e com deficiência institucionalizadas também receberão o imunizante, segundo a tabela elaborada pelo Ministério da Saúde.
Vacinas embarcaram em aeronaves da FAB com destino aos estados

#SAIBAMAIS#De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, assim que as vacinas desembarcarem em território potiguar, o recebimento será feito pela Polícia Federal. Ao deixarem o aeroporto, serão escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal até a sede da Unicat, em Natal. Uma vez em poder do Estado, a guarda da vacina passa a ser de responsabilidade da Polícia Militar.

“Quando as vacinas deixarem a Unicat para serem distribuídas com as regionais de saúde, a segurança também será feita por policiais militares. As vacinas seguirão para o interior em viaturas do Corpo de Bombeiros escoltados pela Polícia Militar. Nas rodovias federais, guarnições da PRF voltam a dar apoio à logística montada para o transporte. Assim que as doses chegarem aos municípios, o Estado continua a garantir a integridade dos imunizantes. Neste momento de pandemia e de muita ansiedade pela vacina, a missão de garantir a segurança de todo o material é de extrema importância e responsabilidade para o governo estadual, principalmente para a Secretaria de Segurança”, explicou o coronel Araújo.

No RN, o imunizante será enviado para sete centrais de saúde distribuídas pelo estado. Além de Natal, receberão as vacinas as regionais de Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, João Câmara e São José de Mipibu. A partir das centrais, as vacinas serão distribuídas para todos os municípios potiguares. A previsão, segundo o Governo do Estado, é que essa distribuição leve até 72 horas a partir da chegada da vacina.
Governadora mostrou o lote de vacinas destinado ao RN

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 900 mil seringas em estoque e mais 2 milhões adquiridas e destinadas especificamente à vacinação contra a covid-19. O Estado conta ainda com um ultrafreezer, sete câmaras frias de mil litros, 18 câmaras frias de mil litros (três para cada regional); no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais são duas câmaras frias de mil litros, uma câmara fria de 340 a 400 litros, além de 28 Câmaras frias de 340 a 400 litros distribuídas em quatro municípios (quatro em São Gonçalo do Amarante, quatro em Parnamirim, oito em Mossoró e 12 em Natal); possui ainda oito câmaras frias de mil litros: duas para cada município descrito anteriormente. Em parceria com a UFRN, são sete ultrafreezer para armazenamento das vacinas.
 

Esta semana, o Governo firmou uma parceria com a Cosern Neonergia com a aquisição de 95 refrigeradores científicos a serem distribuídos entre municípios potiguares para armazenamento das vacinas. Além disso, doou dois refrigeradores à Sesap com capacidade de 280 litros e 420 litros respectivamente, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas