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Roadshow do RN na PB e PE

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Antonio Roberto Rocha
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A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) promoveu até ontem (18) roadshow com workshop e rodadas de negócios nas cidades de Recife e Caruaru, em Pernambuco; e Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba. O público alvo foi formado por operadores e agentes de viagem. A ação contou com a parceria do Governo do RN, através da Emprotur, Prefeitura de Natal, Sebrae-RN, Fecomércio-RN e ASHTEP/Preserve PIPA.

Participaram dessa ação de capacitação e promoção do destino os hotéis Antibes Residence, Bello Mare, Costa do Atlântico, Divi Divi, e-Suites Vila do Mar, Best Western Majestic, Natal Dunnas, Ocean Palace, Pipa Lagoa, Ponta do Madeiro, Porto Suites Natal, Praia Bonita, Praiamar Natal/Praiamar Express/Holiday Inn, Safari, Serhs, Sol Praia Marina e Valencia Flat.

Na segunda-feira o evento foi realizado no hotel Ramada Recife. Na terça, também entre as 19h e 22h, aconteceu no City Hotel Premium, em Caruaru. Na quarta começou a promoção na Paraíba, com jantar no Campina Grill, em Campina Grande. O roadshow se encerrou ontem (18), em João Pessoa, com worhshop no Hotel Aram (antigo Ouro Branco).

Cidades Criativas Unesco. Cadê Natal?
Laboratório de ideias e de práticas inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável. Esse é o objetivo da Rede de Cidades Criativas, da Unesco, que tem quatro cidades brasileiras candidatas a títulos para este ano. Belo Horizonte (MG) concorre na categoria Gastronomia; Cataguases (MG) em Cinema; Fortaleza (CE) no segmento Design; e Aracaju (SE) na música. O resultado sai até o fim de outubro.

Por meio de políticas públicas, boas práticas e projetos de base, a rede coopera de forma decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Criada em 2004, conta com 180 cidades em 72 países. Oito delas são no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do Design; João Pessoa (PB), em Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema.

Para a coordenadora de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, o aproveitamento dos setores da economia criativa como ativos para agregar valor e desenvolver novos produtos e destinos turísticos são de grande importância para a diversificação da oferta turística nacional, sobretudo no Brasil, que tem a criatividade como diferencial.

“O turismo criativo ou turismo de experiência representa uma tendência de consumo em todo o mundo. O MTur tem apoiado ações que promovam e incentivem o consumo de produtos turísticos estruturados a partir do capital cultural, intelectual e na criatividade, como audiovisual, design, gastronomia, conteúdos literários, artes visuais, entre outros”, ressalta Nicole.

Brasil com Z na nova marca
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) desenvolveu uma nova marca para promover o turismo do Brasil no exterior. Ela virá acompanhada do slogan “visit and love us” (Visite e encante-se). A nova marca é inspirada na bandeira nacional e foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur, trazendo economia e agilidade no desenvolvimento do projeto.

Outra mudança é o uso da letra “z” na grafia do nome do país em inglês, no lugar do “s” na grafia em português. Segundo a Embratur, a troca de letra objetiva fortalecer o marketing digital da marca “Brazil”, facilitando as buscas na internet realizadas pelos estrangeiros.

PB anuncia novos voos da Azul
Utilizando o Programa Aeroportuário de Incremento ao Turismo e ao Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Aerotur-PB), o governo da Paraíba promete ampliar os voos da Azul nos aeroportos da Grande João Pessoa e Campina Grande. De acordo com o governador do Estado, João Azevêdo, serão 21 novos voos disponíveis neste segundo semestre.

A partir do dia 1º de agosto, o Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, terá sete novos voos semanais na rota João Pessoa-Recife. Já a partir do dia 25 de setembro será a vez da cidade de Campina Grande ganhar sete novos voos. O Aeroporto João Suassuna terá também operações diárias na rota Campina Grande-Recife. A ampliação da parceria entre governo estadual e Azul será concluída em 1º de dezembro, com mais sete voos semanais na rota João Pessoa-São Paulo.

Como argumento na negociação com a companhia aérea, o governo paraibano segue, em parte, as ações do Rio Grande do Norte, comprometendo-se em reduzir a base de cálculo do ICMS incidente no fornecimento de querosene de aviação. “Fechamos esta parceria com a Azul, que traz um benefício enorme na relação comercial e também um avanço significativo para o Turismo”, pondera o governador.

Noronha mais acessível ao bolso
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi ao Arquipélago de Fernando de Noronha vistoriar os serviços prestados pela concessionária EcoNoronha, empresa que administra as visitas ao parque marinho. Salles foi acompanhado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o contrato em vigor será respeitado, mas a ideia é tentar buscar, de forma consensual, a redução de tarifas de visitação cobradas dos turistas que frequentam o atrativo.

“Vamos buscar pontos, de forma consensual, para que aquela tarifa, que é de responsabilidade do governo federal, possa ser rebaixada a ponto de facilitar o acesso a tantos outros turistas. Sem ofender, naturalmente, os aspectos de proteção ambiental, que são tão importantes”, afirmou Rêgo Barros, em entrevista coletiva.

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