sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Robinson confirma que vai aderir ao partido de Kassab

- Publicidade -

Maria da Guia Dantas – Repórter

O Partido Social Democrático (PSD) vai nascer robusto no Rio Grande do Norte, caso sejam confirmadas as expectativas do vice-governador Robinson Faria, ainda no PMN, que deve passar a comandar a nova legenda no Estado. Com uma expectativa de aderir ao PSD acompanhado por dois deputados federais, pelo menos sete estaduais (o que tornaria a maior bancada da Assembleia Legislativa) e  aproximadamente 40 prefeitos, Robinson teria em mãos uma das maiores siglas em território potiguar. Ele disse ontem à TRIBUNA DO NORTE que prefere não nominar os futuros correligionários, mas adiantou que abordou algumas pessoas e foi procurado por outras que demonstraram o desejo de adesão à nova sigla.

Robinson articula debandada no PMN do Rio Grande do NorteOntem, estiveram em São Paulo, além do vice-governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, o deputado federal Fábio Faria e o deputado estadual Raimundo Fernandes. O quarteto do PMN teria uma conversa à noite com o mentor do PSD, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Somente para oficializar. Já está tudo certo”, assinalou Robinson.

Além dos atuais parlamentares do PMN, as expectativas de novas adesões giram em torno dos nomes do deputado federal Paulo Wagner, hoje no PV, e dos deputados estaduais José Dias (PMDB), Gustavo Carvalho (PSB) e Vivaldo Costa (PR). Com a saída de Dias, o PMDB perde o posto de maior bancada no Poder Legislativo. No caso de Paulo Wagner, a possibilidade dele voltar a ter um programa na TV Ponta Negra — de propriedade da prefeita de Natal, Micarla de Sousa — não deve ser um impedimento para a troca de partido. Ele já conversa com a TV Tropical, do senador José Agripino (DEM), no sentido de ter um espaço na grade de programação da emissora.

Robinson Faria afirmou ainda que contará com a companhia da integralidade dos prefeitos do PMN e, não fosse o divergente deputado Antônio Jácome, teria também dos deputados. Devem migrar também para o PSD prefeitos e vereadores do PP assim como alguns descontentes do PSB.  Os vereadores de Natal Chagas Catarino e Albert Dickson, ambos do PP, são cotados para aderir ao grupo do vice-governador.

Robinson Faria esteve 24 anos ocupando uma das cadeiras da Assembleia Legislativa e assumiu este ano o primeiro cargo no Executivo, ao ser eleito vice-governador. O  PSD será o seu quinto partido. Ele começou no PMDB e já integrou os quadros do antigo PFL (atual DEM), PL e PMN. Além do fato de o PMN ser um partido pequeno e com pouca expressão nacional o grupo liderado pelo vice-governador no Rio Grande do Norte não dispõe de forte afinidade com a secretária-geral nacional do PMN, Telma Ribeiro, o que te incomodado parte do comando potiguar. Esta, inclusive, não é a primeira vez que o grupo comandado por Robinson busca uma nova sigla partidária. O ingresso no PP ao passado somente não foi possível por causa da lei da infidelidade partidária.

O deputado federal Fábio Faria, líder do PMN na Câmara Federal, deve deixar o posto. Dentro do PMN já se especula a lacuna que o grupo comandado pelo vice-governador deve deixar.

bate-papo – » Robinson Faria Vice-governador

Como se deram as negociações para seu grupo ingressar no PSD?

Kassab (Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo) já vinha conversando com Fábio (deputado federal Fábio Faria) e aí nos ofereceu o comando da legenda. Com a condição de crescimento que teremos, inclusive jurídica porque nos dá a condição de novas filiações sem o problema da infidelidade partidária, conversamos com o pessoal do PMN e decidimos pela mudança. Todos acharam interessante esse novo quadro, com exceção do [deputado] Antônio Jácome, que já não fazia mais parte do grupo.

Como estão as articulações para novas adesões em relação a pessoas de outros partidos que não o PMN?

A expectativa é a melhor possível. Algumas pessoas me telefonaram demonstrando interesses e eu procurei outras, mas não quero falar aqui porque acho que elas próprias devem anunciar essa nova composição se assim quiserem.

Como nascerá o PSD no Rio Grande do Norte?

Um partido que tem  um charme e uma possibilidade de um agrupamento muito maior. O PSD será certamente ainda mais forte que o PMN, que ajudamos a construir e a crescer no Rio Grande do Norte.

Vivaldo e Gustado negam adesão ao PSD

Os deputados Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa, cotados para ingressarem no PSD, que terá o comando do vice-governador Robinson Faria no RN, negaram ontem a intenção de deixarem os atuais partidos. O parlamentar de Caicó não descartou a hipótese, no entanto. Ele limitou-se a dizer que não foi procurado por ninguém e ainda não pensou em tal possibilidade. “Eu não estudei essa possibilidade até porque ninguém falou comigo sobre esse assunto. Não sei nem o que responder”, enfatizou o deputado do PR. Embora correligionário do deputado federal João Maia, no PR, Vivaldo Costa divergiu do comando do partido durante a eleição de 2010 – o PR apoiou Iberê Ferreira enquanto ele optou pela candidatura de Rosalba Ciarlini.

Já Gustavo Carvalho, do PSB, disse que não tem motivos para deixar o grupo liderado pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB). “Não há nada fundamentado”, esquivou-se. O parlamentar peessebista admitiu, contudo, que já conversou com o vice-governador Robinson Faria sobre a formação do novo partido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas