quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Robinson enaltece necessidade de saneamento para ‘cidades criativas’

- Publicidade -
Para o governador Robinson Faria não existe cidade inteligente e desenvolvimento sustentável se não existir saneamento básico. Segundo o governador, há 2 anos, a cobertura em Natal era apenas de 30% e a meta é que, em 2017, a capital esteja 100% saneada. A afirmação ocorreu durante a solenidade de abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento, realizado na manhã desta segunda-feira (29), na sede da PGJ. O governador também anunciou o início das obras de saneamento e esgotamento sanitário do bairro San Valle, que havia questionamentos acerca da area de APA, e ainda a expectativa de, em dois meses, retomar as obras de Pium, Cotovelo e Pirangi.
Governador Robinson Faria disse que RN tem condições de abrigar cidades inteligentes
#SAIBAMAIS#Durante seu discurso, Robinson disse que o Rio Grande do Norte tem condições de abrigar cidades inteligentes e criativas. No entanto, ele afirmou que não há uma cidade criativa sem que esteja saneada. 
“Este é um tema mundial, atualizado. E não apenas Natal, mas como o Rio Grande do Norte tem capacidade de atuar dentro desta proposta de rede de cidade criativa, cidade inteligente. Este é um momento importante em que todos se unem, não para apontar erros, mas para juntos tentar corrigir e ter uma atitude para uma cidade inteligente e sustentável. Seja com obras de saneamento, seja com outras na área de meio ambiente. É importante esta união de todos os Poderes para termos um diálogo desarmado e permanente”, disse Robinson.
Ainda em seu discurso, Robinson mencionou projetos polêmicos, como a socialização da Via Costeira, com a criação de dois novos parques estaduais (no Vale das Cascatas e em Mãe Luiza ), a praça no local onde está o Juvenal Lamartine e o plano de manejo do Parque das Dunas, com a inclusão de novas atividades no entorno e nas margens junto a Avenida Roberto Freire, para a prática ecoesportiva.
O debate proposto pelo Seminário, segundo ele, permite a quebra de paradigma ao estabelecer uma rede de colaboração e diálogo entre os poderes constituídos. Uma delas, permitiu o avanço do cadastro ambiental rural, neste período, saindo de 20% para 70% dos imóveis cadastrados por meio de parceria com o Ministério Público.
Prefeito
O prefeito Carlos Eduardo Alves também participa da edição do Motores do Desenvolvimento. O gestor destacou a importância do seminário para aprofundar as discussões sobre o presente e o futuro de Natal. Para ele, pensar Natal enquanto Cidade Criativa é um desafio que não se faz por um processo rápido, mas que é preciso pensar em conjunto com os demais poderes e sociedade para promover o conceito de cidade criativa. Carlos Eduardo entende que a inovação é uma das formas de superar as duas crises, de gestão, e a atual crise financeira e econômica vivenciadas nos últimos quatro anos.
Em seu discurso de abertura, o prefeito ressaltou que o conceito de cidade criativa é o de promover a convivência saudável em espaços públicos que tem no poder público a força motriz, para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, buscando a inovação e o modelo de sustentabilidade. 
“A inovação e criatividade não estão restritas à tecnologia e não pode sobrepor o cidadão”, disse o prefeito.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas