Robinson vai convocar AL para plano de empréstimo

Publicação: 2014-12-30 00:00:00
A+ A-
Anna Ruth Dantas
Repórter

O governador eleito Robinson Faria afirmou que fará uma convocação extraordinária da Assembleia Legislativa. Durante a entrevista coletiva para anunciar novos nomes de auxiliares de primeiro escalão, ontem, o futuro chefe do Executivo disse que a convocação do Legislativo é necessária para aprovar o plano de aplicação dos R$ 850 milhões, que serão obtidos com o empréstimo que será contratado junto ao Banco do Brasil. Ele disse que os recursos serão voltados para pagar as contrapartidas de convênios com o Governo Federal e custear desapropriações para a obra de acesso do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Além disso, com os recursos o Governo que concluirá as obras das avenidas  Moema Tinoco e Prudente de Morais.
Governador eleito Robinson Faria informa que haverá consultorias para definir reformas
“Precisamos ligar o aeroporto a BR 101, interligando com a ponte Newton Navarro, assim teremos dois acessos rápidos e com um cenário muito mais interessante do que representa Natal. E vamos terminar a Prudente de Morais”, destacou o governador.

Ele explicou que os demais projetos importantes para o início do novo governo serão apreciados pela Assembleia outros período. “A convocação [extraordinária] será simples, para regulamentação do empréstimo do Banco de Brasil e algumas modificações. Depois vamos estudar com consultorias uma reforma bem mais ampla do que esta do mês de janeiro”, afirmou o governador eleito.

Divergências
Durante a entrevista coletiva, o chefe do Executivo preferiu não avaliar a disputa interna que ocorreu no PT para indicação dos auxiliares de primeiro escalão. “O PT foi um grande aliado da eleição e será na nossa gestão. Eu me reuni longamente com Fátima Bezerra. Houve uma deliberação interna que não cabe a mim julgar. Apenas acatei. O que recomendei ao PT foi que tivessem nomes de perfil técnico”, analisou.

Na lista de 16 nomes de ontem, faltaram as indicações dos titulares da Secretaria de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico. Robinson Faria observou que, no caso da Sedec, a escolha foi uma indicação do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, filiado ao PSD, partido do qual Faria é presidente estadual. “Será um nome que trabalha na iniciativa privada, é consultor de várias empresas. Ele (o novo secretário de Desenvolvimento Econômico) pediu um tempo para se organizar e vir”, comentou. Até lá, a Sedec terá como titular o adjunto Orlando Gadelha.

Ao avaliar a escolha do secretariado, Robinson Faria disse que está satisfeito porque conseguiu nomear uma equipe quase 100% técnica. “Estou satisfeito pelo sentimento do dever cumprido com o povo que me elegeu. Prometia a população governo técnico que nunca houve na história do RN. Todos os governos contemplavam ilhas de natureza política. Nosso governo é inovador, quase 100% técnico”, observou (veja nomes anunciados abaixo).

Primeiro escalão
Secretários anunciados ontem

Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Gustavo Maurício F. Nogueira
Administrador, Psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão. Professor universitário. Experiência na administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte - George Câmara
Vereador de Natal, advogado e industriário. Funcionário da Petrobras. Publicou o livro “Da Janela da Metrópole e a publicação “Gestão Metropolitana de Natal”. Integrante de conselhos de transportes, Região Metropolitana, saneamento, Cidades e proteção ambiental.
Indicação do diretório estadual do PC do B

Secretaria da Juventude  - Maria Divaneide Basílio
Possui graduação em Ciências Sociais, bacharelado em Antropologia e Política pela UFRN e é Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal.
Indicação: do PT

Sec. de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Raimundo da Costa Sobrinho
Atualmente é delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do RN. Foi Coordenador da Assessoria Técnica da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN). Exerceu o cargo de diretor nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA.
Indicação do PT

Secretaria das Mulheres - Maria Teresa Freire da Costa
Servidora Pública Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em Saúde Pública (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar Sistêmica (2004) e em Gestão de Hospitais Públicos (2008) e Mestre em Saúde.
Indicação do PT, Teresa Freire é esposa do vereador Hugo Manso

Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente - Orlando Gadelha Simas Neto
Ele será o secretário adjunto e ocupará interinamente a titularidade até que o novo chegue. O próximo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico é ligado ao ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Comandante Geral da Polícia Militar
Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas

Delegacia Geral da Polícia Civil
Estênio Pimentel

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros
Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza

Procon
Cyrus Benavides
 
Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural
Cesar Oliveira

Departamento Estadual de Imprensa
Paulo Araújo

Fundação José Augusto
Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)

Ipem (Instituto de Pesos e Medidas)
Ney Lopes Júnior

IDEMA
Rondinelle Silva Oliveira

Datanorte
Rildo Tarquineo de Albuquerque

Secretários anunciados no último dia 23

Gabinete Civil - Tatiana Mendes Cunha
Advogada, procuradora da Assembleia, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado.
Escolha direta do governador Robinson Faria.

Procuradoria Geral do Estado - Francisco Wilkie
Advogado, procurador do Estado, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos procuradores e doutorando em Direito Constitucional.

Consultor Geral do Estado - Eduardo Nobre
Subprocurador da República aposentado e professor de Direito. Escolha direta do governador eleito.

Sec. Estadual de Tributação - André Horta Melo
Auditor Fiscal e presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração e  Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.

Sec. de Planejamento e das Finanças - Eurípedes Balsanufo de S. Melo
Engenheiro Civil, Jornalista, MBA em turismo. Consultor da Fundação Getúlio Vargas. Ex-diretor da Companhia Docas da Paraíba.

Sec. Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Haroldo Abuana Osório
Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC – desde 2004.

Secretaria Estadual de Saúde - José Ricardo Lagreca
Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Sec. Estadual de Comunicação - Georgia Nery
Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia

Sec. Extraordinária de Articulação Política - Hudson Pereira de Brito
Administrador e ex-prefeito, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília.Indicação: Indicação do deputado Fábio Faria, do PSD.

Secretaria Estadual de Turismo - Ruy Pereira Gaspar
Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Sec. Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - Kalina Leite Gonçalves
Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil e interventora da Fundac.

Sec. Estadual de Trabalho e Assistência Social - Julianne Dantas Faria
Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.
Ela é esposa do governador eleito.

Sec. Estadual de Educação - Francisco das Chagas Fernandes
Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação. Indicação do deputado estadual Fernando Mineiro, do PT.

Sec. Estadual de Infraestrutura - Jáder Torres
Engenheiro Civil, ex-diretor do DER e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Indicação do próprio governador de quem é amigo pessoal.

Sec. do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - José Mairton França
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró. Indicação: do prefeito de Mossoró Francisco José Júnior, do PSD.

Presidência da Caern - Marcelo Saldanha Toscano
Foi  assessor de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Idema e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).