quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Roda Viva

- Publicidade -
Governo Lula quer acabar o que Bolsonaro fez certo
Uma semana depois de proclamado vitorioso, o presidente Lula anuncia a volta do Horário de Verão que foi suspenso em abril de 2019, pelo presidente Bolsonaro, por falta de objetivo:  as ameaças de apagão haviam acabado e não existe mais no Brasil o aumento significativo em nenhum horário. Nem há necessidade de reduzir o consumo de energia.
Aparentemente, Lula atende a um lobby de servidores do Ministério de Minas e Energia que insistem – não se sabe por que – a volta do horário de verão. Atendendo a essa sugestão (que bem que poderia ter sido tratada na campanha eleitoral) promove uma enquete, que no primeiro dia recebeu mais de dois milhões de respostas, com 68% favorável a volta do Horário de Verão (prova da mobilização de um grupo).
Não foi apresentado nenhuma vantagem nessa volta ao passado, prejudicando diretamente o setor turístico do Nordeste, região que deu a Lula uma maioria de 12 milhões de votos, além de punir o trabalhador mais humilde e mais sacrificado. Criado em 1931 para suprir perigos de apagão, o Horário Verão, funcionava do terceiro domingo de outubro ao terceiro de fevereiro.
Bombeiros do RN lutam para ter seu grupo aéreo 
Depois de Estados como Paraiba e Alagoas, equivalentes ao RN, terem implantado um serviço aéreo nos seus Corpos de Bombeiros, os daqui dão demonstração que pretendem ter o seu próprio serviço aéreo.
Nosso CB publicou um edital oferecendo curso de formação de piloto para aeronave de asa fixa. As inscrições podem ser feitas de amanhã até 24 de novembro. O primeiro avião do Corpo de Bombeiros da Paraíba, um monomotor Piper Saratoga, já está operando desde agosto de 2021, para inveja dos nossos.

Voltália inaugura seu maior complexo de energia solar

A multinacional Voltalia (de capital francês) inaugurou esta semana a primeira fase do seu maior complexo de energia solar no mundo, no cluster Serra Banca, Solar Serra do Mel 1 (capacidade de 312 MW) e está concluindo o Serra do Mel 2 (320 MW) nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel.
O cluster tem potencial para produzir 2,4 GW. A Voltália alcançou o marco de mais de 1 GW já em operação no Rio Grande do Norte.
Além de dezenas de pequenos parques eólicos, a Voltalia instalou, em Mossoró, o seu Centro de Operações, de controle para todas as suas operações no mundo. 
Estudo do Clima poderá ter um espaço acadêmico
O clima volta a ser discutido no Rio Grande do Norte, no 5º ECLIM (Encontro Sobre Estudos do Sistema Climático), que será realizado na próxima semana, entre os dias 22 e 24 deste novembro, numa promoção do Centro de Ciências Exatas e da Terra, da UFRN.
O evento tem como objetivo se tornar um espaço acadêmico de reunião de pesquisadores e tomadores de decisão, com o intuito de produzir conhecimento sobre das mudanças climáticas no mundo.
Estado não pode reduzir benefício fiscal que deu 
Uma decisão do pleno do nosso Tribunal de Justiça repercute nas áreas de direito tributário de todo o Brasil: considerou inconstitucional a exigência de uma contrapartida – depósito em fundo de equilíbrio fiscal para o contribuinte poder usufruir de benefício fiscal instituído pelo governo estadual.
Essa medida tem como base um convênio do Confaz, num contexto de crise fiscal que permite aos Estados reduzir benefícios fiscais dos contribuintes em até 10%. Essa foi a primeira decisão favorável as empresas.
Deputado mais votado luta pelo seu mandato
O deputado estadual mais votado na última eleição, Wendel Fagner Cortez de Almeida, Lagartixa, ex-policial militar, teve o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral em decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandoviski, depois da eleição.
O deputado tem uma condenação por porte de arma e munição, mas o TRE Local, entendeu que não se trata de crime hediondo e, por unanimidade, registrou sua candidatura, base da defesa apresentada pelo advogado Erick Pereira na instância superior. A matéria que seria julgada semana passada deve ser apreciada na próxima. 

Termina 40 anos de pesquisa  sobre jovem artista de 25
A jornalista Rejane Cardoso, nos anos 1950, descobriu uma velha mala onde um tio, o artista Erasmo Xavier, morto com 25 anos, de tuberculose, guardou parte de sua produção de artista. Ilustrador (a foto é de uma capa de O Cruzeiro, a maior revista brasileira na época), cartunista, pintor, fotografo, parte dela realizada no Rio de Janeiro, onde engajou-se ao movimento modernista.
Em 1989, Rejane lançou um primeiro livro sobre sua pesquisa “O elogio do delírio”. Agora, 33 anos depois, ela considera concluída essa pesquisa, quase uma fixação, com o livro “Arte Modernista de Erasmo Xavier”, em fechando tudo que levantou de sua obra, e será lançado quinta-feira, no fim da tarde, no Solar Bela Vista.
Maiores grupos de energia limpa presentes no Forum 
O Fórum, realizado em Natal, terça e quarta-feira, para tratar de oportunidades e desafios dos setores de energia eólica e solar, na sua 2ª edição (Fórum de Energias Renováveis), contou com a participação de representantes dos maiores grupos mundiais.
No primeiro evento de grande porte,  depois de decreto da pandemia, contou com 500 participantes, inclusive de representantes dos maiores nomes mundiais que atuam nesse segmento: Vestas (maior fabricante de aerogeradores do mundo), Maserk Training (gigante dinamarquesa e maior em treinamento para energia eólica do mundo), Bright Estrategies, APER, Giz (agência alemã), AES Brasil, ABGD e Sum Mobi, além de entidades internacionais e nacionais. 
Cosern completa 4 subestações móveis
A Cosern completou quatro subestações móveis que podem se deslocar para atender até 35 mil residências cada e serem usadas como reforço em grandes eventos.
Subestação Móvel é uma central de distribuição de energia montada em uma carreta de seis eixos e 22 pneus utilizada para realizar manutenções preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas 76 subestações elétricas “fixas” da distribuidora, espalhadas pelo Rio Grande do Norte.
mi-mi-mi

– Mais Democracia – Daqui a 15 dias (27 de novembro) o RN tem mais eleição: Canguaretama e Pedro Velho elegem seus novos prefeitos.
– Lula dá uma de Bolsonaro e critica a “tal estabilidade fiscal”. Resultado: Bolsa despenca e dólar dispara.
– Nas vésperas da Copa contusão numa das principais figuras da nossa delegação: Galvão Bueno com covid. Mas ele garante que vai.
– De Henrique Meireles, que era cotado, agora, para Ministro da Fazenda: “Lula dilmou”…
– Midway Financeira aparece na lista do Banco Central com as de menor índices de reclamação no último trimestre.
– Nossa Academia Norte-Rio-Grandense de Letras tem, amanhã, o seu 86º aniversário. Celebração, quarta-feira, depois do feriadão.
– Sem nenhum evento, amanhã completa 49 anos que a Petrobras anunciou a primeira descoberta no mar do RN, no campo de Ubarana.
– Todos os professores do Estado começaram novembro promovidos, equivalente a um nível, pelo decreto da governadora Fátima.
– A Defesa Civil reconhece necessidade de emergência em duas cidades do RN por estiagem: Bento Fernandes e Riacho de Santana.
– O Governo do Estado já definiu instruções para encerramento do Orçamento de 2022.
– Amanhã, completa 120 anos que se realizou o primeiro culto israelita em Natal, pelos irmãos Palatnick.
– Manoel Onofre repete o milagre trimestral de manter regular a circulação da Revista da Academia. Saiu a edição Julho-Setembro.
– Natal agora tem o seu Dia do Surf, a ser comemorado a 27 de julho, dia mundial do surf.
– A nomeação da desembargadora Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, na vaga do Ministério Público, foi publicada quinta-feira.
– O reitor José Daniel Diniz Melo e o vice Hênio Ferreira de Miranda foram reeleitos com 6.421 votos em 6.893 votantes.
– Eridson Medeiros eleito presidente do TRT. Vice, Eduardo Rocha.
– Hoje completa 93 anos da criação da Paroquia de Baixa Verde, hoje, João Câmara.
– Terça-feira começa a 18ª Fenacan, Feira Nacional do Camarão.
– Quarta-feira é o início da primeira edição de Macambira – Festival Literário da Ufersa, em Mossoró.
– A Agência de Inovação realiza o evento “Minha Primeira Startup” na próxima quinta-feira.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas