Rodada tumultuada tem Vasco encarando o Bragantino hoje

Publicação: 2020-09-27 00:00:00
O treinador Ramon Menezes que esteve afastado do time do Vasco nos últimos 15 dias, retorna ao comando do clube hoje contra o Bragantino. No comando do clube, embora tenha registrado alguns tropeços, como a eliminação na Copa do Brasil no clássico contra o Botafogo, o comandante vascaíno registra o quinto melhor aproveitamento entre os clubes da Série A do Brasileiro depois do retorno das atividades no futebol. É justamente nessa marca que o clube carioca pretende se pegar para buscar a vitória contra o Bragantino, em partida programada para as 11 horas, em São Januário.

Créditos: Rafael Ribeiro

O ídolo em campo, que vinha exercendo a função de auxiliar desde o começo de 2019, assumiu o comando da equipe em março deste ano, substituindo o criticado Abel Braga. No entanto, por causa da pandemia, o técnico fez a sua estreia apenas em junho.

Desde então, já se passaram 15 partidas de Ramon Menezes no comando do Vasco, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 60%. Se trata de um dos melhores  entre os 20 clubes da Série A. O que mostrou isso foi um levantamento publicado pelo site Lancenet, onde o Vasco aparece atrás apenas de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Ceará.

Um tropeço contra o Bragantino, sete pontos atrás dos cruzmaltinos e que abrem a zona de rebaixamento, deixaria o clube perto de perder a posição privilegiada na qual se encontra na tabela, justamente o que se pretende evitar para na busca de evitar a ira da torcida e as cobranças exageradas ao elenco.

Botafogo
Após a Copa do Brasil, quando o Botafogo se classificou para oitavas de final, nem tudo foi motivo de festa para o treinador Paulo Autuori. Ele já perdeu uma peça importante de sua equipe para o jogo de hoje contra o surpreendente Atlético-GO, válido pela 12ª rodada do Campeonato  Brasileiro. A questão foi que Rhuan sofreu um caso de concussão cerebral e, de acordo com o protocolo da Fifa, não poderá atuar pelo clube.

O protocolo da concussão consiste em repouso nas primeiras 24 horas e retorno em etapas às atividades físicas, com espaço de 24 horas entre essas etapas e acompanhamento clínico.Então o atleta está fora do Botafogo na partida prevista para  as 18h15, no Estádio Olímpico-GO.

Outros jogos
O confronto entre Palmeiras x Flamengo foi julgado pelo STJD, O clube carioca havia pedido a mudança de data por causa de um surto do novo coronavírus no elenco, com 16 atletas infectados, além de outras 17 pessoas contaminadas, entre dirigentes e membros da comissão técnica.

A decisão do STJD negando o pedido foi tomada pelo presidente do órgão, Otávio Noronha, que no despacho criticou uma das justificativas apresentadas pelo Flamengo para remarcar a partida. O clube alegava que, pela quantidade de casos, não conseguiria realizar a operação logística para o jogo por ter afastado funcionários da comissão técnica com testes positivos para covid-19.

O presidente cita no despacho que outros jogos com condições semelhantes de casos de covid-19 até na Série D também não foram adiados e comenta o fato de o time rubro-negro ter sido um entusiasta da ideia de se retornar o calendário do futebol até mais cedo do que o permitido.

O Flamengo alega que apenas 12 atletas do elenco estão disponíveis para entrar em campo contra o Palmeiras, dos quais três deles são goleiros. Fora os casos de jogadores contaminados há também três lesionados.