quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Rodada

- Publicidade -

Itamar Ciríaco/ [email protected]

Hoje é daqueles dias que qualquer apaixonado pelo futebol gosta de viver. É dia de decisões, no plural mesmo. Em Mossoró, duas torcidas alvirrubras à beira de um ataque de nervos para Potiguar/M x América, às 20h30, no estádio Leonardo Nogueira. O confronto vale o título da Copa RN, segundo turno do Campeonato Potiguar. Um pouco mais tarde, 21h30 é hora do torcedor Alvinegro ficar todo arrepiado para acompanhar Santa Cruz/PE x ABC, no estádio do Arruda, em Recife, pela Copa do Brasil.
Rodada 1
No Nogueirão o Potiguar de Mossoró entra em campo com a vantagem do empate diante do América, pelo certame local. No Arruda, o ABC tem o direito de seguir no torneio nacional caso obtenha o placar da igualdade. Na “capital do Oeste” está em jogo a atual temporada e a próxima para ambas as equipes. Na “Veneza brasileira” estará em disputa o financiamento do projeto abecedista para tentar voltar, este ano, para a Série B. Sem os recursos da passagem para a quarta fase (cerca de R$ 2 milhões), o projeto sofrerá cortes e poderá inviabilizar muitas contratações.
Números de hoje
Nessas duas decisões será que os números do passado têm influência no favoritismo para hoje? Confiram.
Santa Cruz x ABC
ABC e Santa Cruz/PE se enfrentam, em jogos oficiais desde 1972. O primeiro confronto foi pela Série A, naquele ano.

Números
Total de jogos:     25

Vitórias do ABC:     11

Vitórias do Santa Cruz:     08

Empates:     06

Gols do ABC:     33

Gols do Santa Cruz:     31

Saldo pró ABC:     2

Potiguar x América
Na história dos campeonatos estaduais, o América já enfrentou o Potiguar de Mossoró 137 vezes entre 1974 e 2019. Este ano, foram dois jogos. Em Natal deu empate de 1 a 1 e em Mossoró, vitória do América por 3 a 1.
Números
Total de jogos –  137

Vitórias do América   –  74

Vitórias do Potiguar –    25

Vantagem pro América –    49

Empates –    38

Gols do América –    225

Gols do Potiguar   –  124

Saldo pró América  –   101

Fonte: Marcos Trindade

Doping
Sempre que recebo a notícia de um caso relacionado ao doping imediatamente inicio uma espécie de debate comigo mesmo no qual, até hoje, não consegui chegar a uma conclusão que me deixasse plenamente satisfeito. Nesta segunda-feira, após tomar conhecimento do caso do volante Joílson, do ABC, passei novamente por esse processo de auto-questionamento. A discussão primeiro se relaciona com a questão da punição “exemplar” que é aplicada. Dependendo da substância encontrada e de outras nuances, o atleta punido pode ficar meses afastado do esporte. Isso é importante para mostrar que esse comportamento não pode ser tolerado no meio esportivo. No entanto, se tratando de um vício, afastar o atleta de sua profissão, tirar o seu ganha pão, não condenaria o “doente” a morte? Não seria melhor tratar o esportista e mantê-lo trabalhando, mesmo que sob observação, realizando exames semanais?
Doping 1
A outra discussão diz respeito a responsabilização, ou não, do clube. Pela legislação atual, apenas o atleta recebe a punição no caso de doping. Por um lado, acho que realmente o próprio atleta precisa se responsabilizar por seu comportamento extra-campo, assim como todo cidadão. Por outro lado, como os clubes não se sentem atingidos, a maioria deles, não digo que é o caso do ABC, acaba por não acompanhar de perto as atitudes de seus atletas. Sei que o custo é alto, mas acho que os clubes poderiam e deveriam estar mais atentos e realizar exames constantes em seus esportistas. Na realidade, isso poderia evitar problemas inclusive relativos a outras situações. Mas como não há punição ao clube, não existe investimento nessa área.
Diferente
O ABC utilizou de vários artifícios para tentar surpreender o Santa Cruz hoje. Primeiro a preparação final foi realizada fora de Natal. Ontem, o time treinou no CT Maravilha, do Botafogo/PB, em João Pessoa. Segundo, nem mesmo os atletas relacionados para o jogo foram divulgados pelo técnico Ranielle Ribeiro. A intenção seria aguardar, até o último momento por uma possível liberação dos dois reforços alvinegros Anderson Rosa e Mossoró.
Força
O técnico Moacir Júnior mais uma vez terá que mostrar que é bom de conversa, além, claro de suas qualidades como estrategista. O jogo de hoje, em Mossoró será um misto de xadrez com roleta russa. Ou seja inteligência com frieza, paciência com sabedoria. Durante os 90 minutos, quem mantiver os nervos e souber aproveitar melhor os erros do rival, potencializando suas qualidades, levantará a taça do segundo turno e se credenciará a decidir a competição contra o ABC.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas