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Rodovias têm classificação positiva por Guia Rodoviário

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BR-101 - Primeiro lote de duplicação deve alcançar o valor de R$ 108 mi

O Guia Rodoviário 2006, da Revista Quatro Rodas, que está sendo lançado esta semana, traz algumas novidades que devem animar vários motoristas do RN. No ano passado, 102 Km de rodovias no Estado foram classificados em estado precário, entretanto, este ano, esses dados mudaram e todas essas estradas foram recuperadas. Em todo o Brasil, ano passado, foram constatadas a precariedade de 5.384 km de estradas, contra 3.176 este ano, ou seja, a diferença foi de 2.208.

Dentre os 13 estados que apresentam problemas na malha viária este ano, de acordo com o Guia, a Bahia lidera o ranking com 1.494 quilômetros comprometidos, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 342 km. Comparando com a edição lançada em 2005, as rodovias baianas danificadas foram reduzidas apenas em 300 km, mas outros estados superaram o problema e chegam a não apresentar mais estradas precárias, como o RN. O Rio Grande do Sul, por exemplo, apresentou 419 km de trechos comprometidos e Santa Catarina 351 km. Ambos, porém, fizeram recuperação total em todo este espaço.

De acordo com a equipe da revista, as análises são baseadas nas maiores estradas federais, com grande circulação de transporte e carga. No ano passado, quando foi observado um alto número de rodovias danificadas, os critérios observados são a baixa ou má sinalização, buracos em excesso na pista e áreas onde não se pode trafegar acima de 60 Km/h. Para revisar a estrada e classificar fora do estado precário, a equipe revisou os mesmos locais e observou a recuperação de todos estes pontos.

De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT) do RN, cinco rodovias tiveram grandes investimentos, onde foram feitas recuperações totais de toda a estrutura. As obras totalizam R$ 14.135.636,26 e a BR 304, no trecho entre Parnamirim e Macaíba foi o local que mais recebeu investimentos, com R$ 6.706.650,22. Entretanto, a mesma estrada, entre Macaíba e Mossoró teve recuperações, assim como as BR 101, 427, 406 e 226. Para este ano, ainda prevêem várias obras em alguns pontos já delimitados.

O primeiro lote da duplicação da BR 101, entre Natal e Arez, por exemplo, deve alcançar o orçamento de R$ 108 milhões. O Dnit está aguardando a assinatura de contratos com empresas para fazer a recuperação total da BR 304, a segunda maior rodovia do RN, e a BR 406 já está com homens trabalhando para recuperação de João Câmara a Natal. A manutenção não é apenas tapa-buraco, mas é considerada toda sinalização, acostamento, estrada.

Por fim, o Dnit cita que o Ministério dos Transportes já autorizou a disposição de estudo para a viabilidade da duplicação em alguns trechos da BR 304. Resta apenas dar início a esta análise ainda mais aprofundada.

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