Rodrigo e a Flipipa

Publicação: 2020-10-25 00:00:00
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

A dor do jornalista Rodrigo Levino com a morte do seu pai, Seu Batista, trouxe da memória bons momentos da sua atividade em Natal, assinando blog no Sanatório da Imprensa, editoria nO Jornal de Hoje e tecendo comentários na TV Tropical. Nos arquivos, resgatei o texto da nossa proposta para criação da FLIPIPA, em 2010, apresentada a Fernando Fernandes e acatada por Carlos Eduardo.

- A praia da Pipa é hoje o destino turístico potiguar mais conceituado, tanto dentro como fora do Brasil. O lugar, que há pouco mais de dez anos acomodava uma simples vila de pescadores e refúgio de poucos turistas, transformou-se num ponto de visitação constante, que vence a sazonalidade do turismo. Por causa disso, oferece uma ótima infraestrutura que surgiu para atender justamente a esta demanda de visitantes e novos moradores, que chegam todos os dias das mais diversas partes do mundo.

Por causa de tanta efervescência cultural, Pipa tem hoje um calendário de eventos culturais que vão de festivais de música a de gastronomia, prezando sempre pela multilplicidade de público. A ideia de produzir, portanto, o festival Pipa Literária é fruto dessa união de público diversificado e multicultural, além de infraestrutura de primeiríssima linha, que vai de bons restaurantes e pousadas e hotéis para todos os bolsos.

A Pipa Literária, ou FLIPIPA, seria, portanto, em solo potiguar, uma festa à literatura nos moldes do que já acontece em Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mantua e em escala nacional a FLIP, em Paraty, a Fliporto, em Porto de Galinhas e a Jornada Literária, em Passo Fundo. 

A feira teria como mote principal a homenagem a dois escritores, um local e outro nacional, com mesas temáticas e estudos direcionados. A música brasileira, uma das maiores riquezas da nossa vida cultural, não poderia faltar. 

Por isso o projeto de trazer grandes nomes da música popular brasileira que se unirão a cantores, grupos e compositores potiguares no período em que acontece o evento. Coisa que valeria a pena, por si só, fazer um visitante se deslocar até o evento para aproveitar os shows. 

A programação aconteceria em vários polos, a principal numa tenda armada na Praia do Amor, além de vários outros eventos ocorrendo simultaneamente em colégios e praças da cidade, como exibição de filmes, oficinas literárias, etc.

O projeto inclui ainda uma programação exclusiva para as crianças – a Pipinha Literária, ou FLIPINHA, em que jovens estudantes da Praia da Pipa, trabalhados com antecedência numa rede de ensino inteirada e integrada com o evento apresentam o resultado de seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados. 

Poucos locais poderiam ser mais agradáveis para sediar uma festa literária do que Pipa. Suas ruelas e praias propiciam encontros casuais proveitosos, enquanto restaurantes e bares sugerem um bate-papo descontraído. As pousadas e os serviços oferecem um excelente padrão de qualidade.

Créditos: Divulgação

Hospital
Fim de semana de cuidados e apreensão com dois dos mais incríveis intelectuais de Natal, Alex Nascimento e Petit das Virgens, hospitalizados para tratamentos cirúrgicos. Nada tão grave, mas que desnorteia os muitos amigos.

Representação
Já disse aqui que os legítimos representantes do presidente Bolsonaro no RN são seus ministros Rogério Marinho e Fábio Faria. E como ambos querem a reeleição de Álvaro Dias, o prefeito torna-se o candidato oficial do presidente.

OAB bank
O novo ministro do STF, Kássio Nunes, pode dar um desempate na decisão sobre a OAB prestar contas ou não ao TCU. Ele defende que as contas sejam fiscalizadas como outras entidades. A OAB tem orçamento de R$ 1,3 bilhão.

No busão
A pandemia não impede a Galeria do Sesc de continuar com suas exposições de arte, se há uma alternativa virtual para mostrar o talento local. No site sesc.com.br tem o trabalho “Frases de Busão”, da artista Thayná Almeida.

Picardia
Na mercearia de Ovídio Pereira, um cliente do fiado defendeu os nomes de Racine e Franklin Jorge na Academia de Letras Jurídicas. Ao rebaterem que ambos não do Direito, o cara treplicou: mas os do Direito estão na das artes. 

Hilário
Durante a transmissão da derrota do Grêmio para o América de Cali, o narrador da Rádio Pachola, no YouTube, gritava o tempo todo para o time tomar uma goleada, só para prejudicar o rival Inter que perdia para a Católica.

Editora
O jornalista Rodrigo Constantino, residente nos EUA, assume em novembro o editorial da LVM, selo voltado para livros de autores liberais. Com os contatos internacionais de RC, a editora espera publicar quatro livros por mês em 2021.

Domingo FC
Hoje na TV e Internet tem Arsenal x Leicester, Benevento x Napoli, Juventus x Verona, Fluminense x Santos, Atlético GO x Palmeiras, São Paulo x Botafogo, Athletico PR x Grêmio, Internacional x Flamengo e Náutico x Cruzeiro.









Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.