Rogério foi ver viabilidade de privatizar a transposição

Publicação: 2020-11-29 00:00:00
Cassiano Arruda Câmara


O Governo Bolsonaro acredita que o projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, com entrega à iniciativa privada da operação dos reservatórios, estações de bombeamento e 477 quilômetros de canais em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, beneficiando 12 milhões de pessoas, é inevitável.

A viagem do ministro Rogério Marinho aos estados do Oeste dos Estados Unidos, semana passada, foi, justamente, para conhecer a experiência norte-americana nesta área, a partir da transposição das águas do rio Colorado.

Além da privatização do Projeto São Francisco o governo pretende estudar o uso das margens dos Canais Leste e Norte do Projeto para a instalação de parques de geração de energia fotovoltaica, com potência total de 1,95 GW (gigawatts).

Museu do Sertão ganhou uma “cabeça do gigante”

Ao escultor José Welington Pereira da Silva, o Bibiu de Lages, foi encomendada uma “cabeça do gigante”, para o Museu do Sertão, a 4 quilometro de Mossoró (estrada da Alagoinha).

Saiu uma peça de 3 metros e 30 centímetros, em concreto armado, aparentemente inspirada no rosto do fundador da instituição, professor Benedito Mendes. A inauguração estava prevista para 5 de Dezembro, sábado, na 17ª Jornada Cultural do MS, mas terminou adiada. Por conta da pandemia. A “cabeça do gigante” ficará no Pátio das Artes Vingt-um Rosado, na entrada da sede do Museu.

Escola construída para ser modelo continua interditada

Escola Estadual-CAIC Joanita Arruda Câmara, Nova Cruz, inaugurada há 28 anos – Interditada.

A governadora do Estado, pela primeira vez, é uma professora estadual.

Algodão volta a ocupar o seu  lugar na paisagem nordestina

Quarenta anos depois da praga do bicudo ter erradicado a cultura do algodão da paisagem do Nordeste, o ano de 2020 termina com sua inserção em alguns pontos da região. E a fotografa Ana Clark, documentou esse novo momento na Fazenda Cana Brava, do Grupo Santana, em Anadia, Alagoas.

E nosso Rio Grande do Norte? – No próximo ano a Santana projeta o cultivo de 300 hectares de algodão na região do Baixo Assu.

Santo de Macau ganha Oração para ser Beato

A Arquidiocese divulgou uma oração pela abertura do processo de beatificação do monsenhor Joaquim Honório da Silveira, o chamado Santo do Macau, que tramita no Vaticano. A oração é para uso particular de cada fiel.

Começa aposentadoria do “motorzinho” do dentista

Já chegou a Natal, a Clínica Dickson Fonseca, o primeiro equipamento do RN de “Laser Érbio de alta potência”. O equipamento, que tem 200 no Brasil, dispensa o uso do motorzinho em vários procedimentos, como remoção de “lentes”, cárie e restaurações antigas; plástica de gengiva, procedimento de enxerto/implante e outras técnicas.

No Dia da Padroeira, a Clínica Dickson Fonseca, instalou o tapete vermelho na calçada, como tem feito nos últimos anos.

Vereador derrotado diz que quem é corrupto é o Povo

O espírito de Justo Veríssimo (imortal personagem de Chico Anísio), parece ter baixado no Vereador Cicero Martins, que não conseguiu se reeleger como Vereador em Natal. Disse que “corrupto é o povo”, explicando porque não renovou o mandato. Titulado em Direto e Odontologia, Professor de Biologia hà mais de 30 anos, além de ter jogado basquete oficial mesmo com 1.64 m de altura, disse que as exigências do eleitorado com pedidos descabidos é que vicia a política e estimula a corrupção.

Eleito pelo PSL, com 3.237 votos, em 2016, Cicero mudou para o PP e só somou 1.768 votos, agora. Reclamou dos representantes da direita natalense que não guardaram um mínimo de coerência. Começando pelo deputado General Girão, que votou no PDT, e os dois ministros de Bolsonaro.

Nova realidade revelada na “Mossoró Oil e Gas”

Durante a realização do Mossoró Oil  & Gás, pela primeira vez realizado, na semana que termina,  de forma virtual, a melhor visão da nova realidade no Pólo de Mossoró, foi dada no Diário Oficial do RN.

Foi a solicitação de mais de uma centena de requerimentos de renovação de licenças de exploração pela empresa E&P SA, nos municípios de Mossoró, Upanema, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, inclusive com injeção d'água para aumentar a produção.

A ANP confirmou para sexta-feira próxima a realização de novo leilão de 35 blocos exploratórios em dois setores terrestres da Bacia Potiguar, para estimular o crescimento do setor.

Prefeitura premiará decoração natalina em cinco categorias

A Prefeitura de Natal mantém o concurso de decoração natalina, em colaboração com a CDL, contemplando cinco categorias: 1 – Vitrine (destinado a diferentes empresas comerciais); 2 - Condomínios Comerciais (Shoppings); 3 – Hotéis, Restaurantes e pousadas; 4- Condomínios Residenciais e 5 - Residenciais particulares.

O resultado deve ser divulgado a 20 de Dezembro.

Vereador não aceita privilégios, mas exige todos os seus direitos

O Presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, mandou oferecer ao vereador Tércio Tinoco gabinete no primeiro andar, ao contrário dos outros edis. Tércio não aceitou. Optou por situação igual aos seus colegas, no segundo andar. O primeiro Vereador cadeirante exigiu plena acessibilidade como a Lei lhe garante. E o elevador da Câmara, parado há anos, voltará a funcionar para todos até o início nova da legislatura.

Mi-mi-mi

Dia de eleição, hoje, em 57 cidades. - É o Segundo Turno.
O ponto facultativo de ontem, nas repartições estaduais, ficou para amanhã. Dia do Funcionário Público.
A loja da Mula Preta em SP, de Felipe Bezerra, ganhou reportagem na Veja/São Paulo desta semana.
Custo estimado da Vacina contra a covid-19, da universidade de Oxford: R$ 20,00. A mais barata.
Lançado edital para contratação da empresa que vai elaborar o Projeto Seridó, pelo ministro Rogério Marinho.
O advogado Gustavo Brito fez pós graduação em Cannabis Medicinal na unyea.edu.br.
Leila Cunha Lima foi eleita Presidente da Associação de Procuradores do Estado. A posse é em março.
Hoje completa 100 anos que a Vila de Currais Novos foi elevada a categoria de cidade.
O rádio completa, amanhã, 79 anos no RN. O começo foi a inauguração da Rádio Educadora de Natal, depois Rádio Poti.
A Associação Espírita Enviados de Jesus, de Natal, foi reconhecida de Utilidade Pública.
O juiz Ivan Lyra de Carvalho foi indicado para integrar o Conselho Estadual de Cultura.
Há 47 anos era criado o CATRE (Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens) da FAB, em Parnamirim.
Francisco Cuoco, o galã aposentado da Globo, é o aniversariante do hoje. Completa 88 anos.
Recife imita Pendencias: O famoso jingle anti Paulo Barreto foi chupado contra João Campos, “o mijão”.
Completa 25 anos, hoje, que o monsenhor Jaime Vieira da Rocha, foi promovido a Bispo (de Caicó).
O Estado de Israel completa, hoje, 73 anos. Criado pela ONU em sessão presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha.
Dia 9 serão abertas inscrições para candidatos a discussão do Plano Diretor de Natal.
George Harisson, o beatle, morreu, há 19 anos, de câncer de pulmão.
Pragmatismo do professor Robério Paulino: em vez de dois anos incertos como Deputado, melhor quatro anos certos como Vereador.
A Prefeitura de Natal anuncia vacinação Drive-Thru contra a Pólio.

Governo realiza licitações de Móveis do Museu da Rampa

O Governo do Estado realiza licitação para a compra de 124 poltronas (três especiais para obesos), além de móveis e equipamentos de informática para o Museu da Rampa, que deverá funcionar no mês de Dezembro.