quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ronaldo Cunha Lima

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Hoje a vizinha Paraíba e parte dela que habita o solo potiguar celebram os 86 anos de nascimento do poeta, advogado, político e agropecuarista que expandiu sua inteligência para todo o Brasil com ações políticas e atos literários que os levaram a ter um livro incluído num curso de mestrado em linguística na Universidade de Berlim. Nascido em 18 de março de 1936, começou a trabalhar aos 15, em 1951, como jornaleiro e boy de um cartório.
Nos anos 1970 eu vi Ronaldo Cunha Lima pela primeira vez numa televisão em preto e branco, ele no palco do programa J. Silvestre, na TV Tupi. Dois fatos atraíram minha atenção: suas citações dos poemas de Augusto dos Anjos – que nunca mais deixei de ler e até criei um personagem inspirado nele – e os nome e sobrenome da sua mãe, exatamente iguais aos da minha, Dona Francisca e/ou Dona Nenzinha. Ronaldo foi genial, como os sonetos dele abaixo.
OS OLHOS DE NÓS DOIS
Que meus olhos te vejam todo dia,
em uma hora qualquer, qualquer momento,
como pode te ver meu pensamento
que por teu corpo, quando quer, vadia.
Que a minha boca encontre a ousadia
de beijar tua boca e que esse intento
aconteça suave como o vento,
despertando a paixão, que obsedia.
Que eu te veja e me veja novamente.
nossos olhos, postados frente a frente,
talvez permitam amanhãs, depois.
Quem sabe, então, o teu olhar me veja
com o olhar de quem quer, de quem deseja
ver a vida com os olhos de nós dois.
FORTALEZA INTERIOR
Cansado de sofrer do mal de amor
resolvi proteger meu coração.
e comecei a grande construção
da minha fortaleza interior.
Fiz vigas de concreto contra a dor,
revesti as paredes de razão.
janelas, portas, piso, elevador…
tudo impermeável à emoção.
Como não tem no mundo quem não falhe,
esqueci, entretanto, de um detalhe,
e o meu trabalho não ficou completo.
Meu coração, enfim adormecido,
acordou de repente com um ruído…
era a saudade entrando pelo teto!
Pesquisas
As tropas de Jair Bolsonaro caindo no quixó das narrativas ao assimilar os recentes números da pesquisa CNN que mostram “redução da diferença” para Lula. Ora, aceitar tal tese é legitimar uma liderança folgada do chefe do PT. 
Ficção
Houve um tempo em que repórteres políticos transformavam especulação em fato e não eram questionados por lideranças ou partidos, que apenas davam um jeito de referendar o jogo de adivinhação e tornar realidade o prognóstico.
Parahyba
No último dia 12, o paraibano Flávio Eduardo Maroja, o Fuba, lançou no Instituto Histórico de Pernambuco a segunda edição do livro “Parahyba 1930 – A Verdade Omitida”, um novo mergulho nos episódios da Revolução de 30. 
Venezuela
O jornalista Renato Batista lança hoje o livro “Tatuagem de Caracas”, das 18h às 21h no Mahalila Café & Livros, em Potilândia. É uma ficção a partir do próprio testemunho na viagem mochileira Natal-Caracas feita no ano de 2019.
No apoito
A mídia esportiva brasileira e europeia estampam uma notícia bombástica sobre Neymar. Seu time Paris Saint-Germain perdeu o interesse nele e o está colocando no apoito diante de grandes clubes, mas nenhum se manifestou. 
Crise
Um jornal inglês publicou que nem MBappé e Haaland juntos podem resolver o problema do Manchester United em mais uma má fase. Fora da Champions e UEFA, briga pelo quinto lugar na Premier. Uma espécie de Sampaio Corrêa.
Mallarmé 
Hoje faz 180 anos do nascimento do poeta francês Stéphane Mallarmé, cuja obra inovadora segue influenciando muitos. Aos seguidores, o verso “Fosse”: “Seria pior / não mais / nem menos / indiferentemente / mas tanto quanto”.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas