sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ronda escolar vai combater consumo de drogas em Natal

- Publicidade -

Combater o tráfico de drogas e, sobretudo, a disseminação do crack entre os adolescentes. É com essa intenção que foi anunciado na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, o início da ronda escolar que, através de uma ronda ostensiva da Polícia Militar nos “corredores escolares”, pretende combater o consumo de entorpecentes entre os jovens.

Ronda escolar é apresentada na Assembleia junto com o lançamento da Frente de Combate ao CrackA ronda escolar, executada pela Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram apresentados juntamente ao lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Crack. “Nossa intenção é sensibilizar os deputados para o combate e, sobretudo, a prevenção ao uso de drogas. Queremos que eles manifestem e criem medidas para evitar que essa droga continue crescendo na nossa sociedade”, afirmou o deputado estadual Antônio Jacome, um dos participantes dessa Frente.

A ronda escolar contará com 60 homens que  circularão nos corredores onde estão localizadas as escolas com mais queixas de utilização e consumo de drogas. “Nossa intenção é inibir a violência e o consumo de drogas dentro e fora das escolas. Primeiramente, agindo de forma educativa e, caso seja necessário, intervindo mais efetivamente, conduzindo o jovem que for pego em situação de infração para a Delegacia, conversando com os pais dele e com a direção da escola”, afirmou o major Arthur Ribeiro, comandante do Cipred.

O Cipred está fazendo um levantamento dos corredores escolares mais movimentados por alunos e afetados pela criminalidade. “Esperamos ter um bom relacionamento e a cooperação dos diretores, professores e estudantes nesse trabalho”, afirmou.

Com a utilização dos 60 PMs na ronda ostensiva e mais os 30 que serão formados no dia 12 de junho para atuação do Proerd, a Cipred trabalhará com 160 Pms. “Inicialmente nosso trabalho será focado em Natal. Mas já temos uma atividade piloto em Currais Novos e plano para atuação em Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Macaíba”.

O número de PMs  participando do Cipred, vale lembrar, já é bem maior do que, por exemplo, a quantidade de policiais civis trabalhando na Denarc. São apenas 20 agentes e dois delegado.

Mais de 5 mil pessoas negociam drogas no RN

A Grande Natal tem, aproximadamente, 5 mil negociantes de drogas. A estimativa é da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e foi apresentada pelo delegado Odilo Teodósio durante o lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Tráfico de Drogas, realizado na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa.

“Entre traficantes e ‘varejistas’, que são aqueles que negociam pequenas quantidades de droga, temos esse número surpreendente. Só em Ponta Negra, estimamos que estejam agindo cerca de 200 pessoas”, afirmou Odilon Teodósio, durante a participação dele no evento na Assembleia, que tem com intenção provocar a participação dos deputados estaduais em políticas públicas de repressão e prevenção ao consumo de drogas.

Segundo o delegado, a Denarc já apreendeu aproximadamente 34 quilos de crack neste ano. “Essa é a droga mais consumida no Brasil atualmente. Para se ter uma ideia, neste ano, apreendemos toda essa quantidade de crack e, apenas, 200 gramas de cocaína”.

Em decorrência do tráfico, já foram presos 75 homens e 15 mulheres em 2010, o que representa duas novas tendências na Polícia. “Primeiro, percebemos que estamos prendendo famílias. Inicialmente vai o marido, pouco depois, a mulher, deixando o filho sozinho, entregue a um parente ou a uma instituição responsável. Outro ponto é que diminuímos as prisões a usuários. Não vale mais à pena. Hoje, só vamos atrás dos traficantes. Se prendemos um usuário, mesmo sabendo que ele vai cometer crimes, ele será facilmente liberado”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas