quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Rota do Sol recebe “mar” de atletas

- Publicidade -

A Meia Maratona de Natal se consolidou como a principal corrida de rua do Rio Grande do Norte. No sábado (5), durante a 3ª edição da prova, seis mil competidores de todo o Brasil participaram das provas de 5km, 10km e 21km, que é a principal do evento esportivo. Neste ano, a prova foi realizada pela primeira vez na Rota do Sol e começando à tarde. Atletas de ponta de todo o país disputaram as três provas, com destaque para os pernambucanos, que venceram a Meia Maratona no masculino e feminino.

A largada da prova foi um dos momentos mais emocionantes da Meia Maratona, com os profissionais partindo na frente do pelotãoInclusa no ranking Caixa de Corridas de Rua, a Meia Maratona de Natal teve uma procura maior por parte dos corredores amadores e profissionais, que buscavam, além da premiação em dinheiro, os pontos na disputa. Isso trouxe diversos ônibus com os corredores de elite e amadores, que foram os principais responsáveis pela animação durante a prova.

Prevista para começar às 16h, a largada da prova dos 21km sofreu atraso para que o trânsito fosse organizado nas proximidades do Alphaville, onde foi a concentração. Apesar da espera de 30 minutos, o bom-humor continuou até que o sinal sonoro marcou o início da disputa nos 21km e, posteriormente, nos 10km e 5km, que largaram juntos. Apesar de nomes de peso na competição, o Rio Grande do Norte não conseguiu a vitória na principal prova do evento, que é a meia maratona (21km).

Em poucos minutos, uma verdadeira multidão de corredores vindos de vários lugares do País invadiu a Rota do Sol - Litoral Sul de NatalO corredor Marcos Antônio Pereira, de Pernambuco, chegou à prova como um dos favoritos, assim como o potiguar José Pereira da Silva, o conhecido P. Silva. Os dois largaram forte e dividiram as primeiras posições com os potiguares José Humberto Dias e Adaílton Barbosa, e com o pernambucano Ênio Kleiton. Marcos Antônio conseguiu saltar na frente e impôs um forte ritmo à prova, vencida por ele com o tempo de 1h06min28s, seguido pelo pernambucano Ênio Kleiton 1h08min11s e por P. Silva, com 1h08min16s.No feminino, as pernambucanas também foram vencedoras.Antes do início da prova, despontavam como favoritas Damiana Batista Sales, Cristiane Alves Xavier e as pernambucanas Maria de Lurdes Ferreira e Sara Liberato de Lima. Na largada, a favorita Maria de Lurdes iniciou a disputa impondo um ritmo cadenciado, que foi acompanhado de perto por Damiana Batista e Sara Liberato. Controlando a prova, Maria de Lurdes precisou forçar o ritmo com a aproximação da curraisnovense Damiana Batista, que já chegava próximo da primeira colocada e poderia roubar a primeira posição. “Tive que forçar bastante, mas valeu a pena”, disse Maria de Lurdes após a vitória.

O resultado geral da prova dos 21km, assim como dos 10km e 5km, geral e por faixas etárias, pode ser conferido no site da empresa responsável pela cronometragem, que é o www.chiptiming.com.br.

Avaliação

A estrutura da prova foi bastante elogiada pelos participantesA organização e parceiros da Meia Maratona de Natal comemoraram o crescimento da prova. Mesmo com os entraves normais a qualquer grande prova de rua no país, o resultado foi considerado bastante positivo e a expectativa é de que a prova de 2012 seja ainda melhor. Para organizadores, gestores do esporte e atletas, a consolidação da prova vem contribuindo para difundir a prática da corrida de rua entre a população potiguar.

Presente ao evento pela primeira vez, o secretário de Esportes de Natal, Rodrigo Cintra, vê a Meia Maratona de Natal como um marco no esporte potiguar. A opinião é a mesma da ex-atleta olímpica Maria Magnólia Figueiredo, que contribuiu com a organização da prova. “A prova já está consolidada como uma das maiores do Brasil e a tendência é que continue crescendo, estimulando o esporte entre a população”, disse a corredora.

A gerente de Marketing da Tribuna do Norte, Andreia Barandas, também acredita que a edição de 2011 conseguiu superar a de 2010. Para ela, a parceria entre a Unika Eventos e a Tribuna do Norte trouxe um resultado importante para o crescimento da prova. “Conseguimos fazer o que pensavamos ser impossível, que foi superar a prova do ano passado e todas as expectativas. A parceria é um sucesso”, disse Barandas. O organizador da prova, Karlley Pondofe, acredita que os problemas que ocorreram nas edições anteriores serviram para que a prova melhorasse. “Prezamos sempre pela qualidade da prova e somos reconhecidos por isso. Estamos bastante satisfeitos com o resultado e já vamos pensar em fazer uma prova ainda melhor em 2012”, garantiu.

BATE-PAPO

MARCOS ANTÔNIO, vencedor

Vencedor da 3ª meia maratona de Natal, o pernambucano Marcos Antônio Pereira, natural de Garanhuns, completou a prova com o tempo de 1h07, falou a TRIBUNA DO NORTE sobre a prova:

No masculino, o pernambucano Marco Antônio fez a festaFoi difícil?

Na verdade, foi uma prova bem tranquila e surpreendente. Vim para Natal participar da meia maratona apenas como treinamento e consegui vencer até com uma certa facilidade. Aconteceu tudo dentro do planejado.

O que você achou do novo percurso?

Não participei da prova nos anos anteriores, mas, gostei bastante do percurso e, principalmente do horário. Não tinha o sol forte de quando as provas são disputadas de manhã. A única parte que não gostei, foi da volta, já que tinham algumas ladeiras para subir.

Pensa em retornar no próximo ano?

Espero que sim. Tive a felicidade de vencer na primeira vez que estive aqui e quero contar com essa sorte para o próximo ano e conquistar o bi-campeonato.

MARIA DE LOURDES FERREIRA, vencedora

Andreia Barandas, da TN, entrega prêmio a Maria de LourdesFoi difícil?

Foi uma prova muito boa, mas muito difícil também. A corredora que vinha em segundo lugar, fez uma prova muito forte, o que me obrigou a forçar minha corrida. Mas, ainda bem que deu tudo certo e consegui conquistar o primeiro lugar.

Já tinha participado da Meia Maratona nas edições anteriores?

Disputei ano passado e fiquei na terceira posição. Treinei bem esses meses que antecederam a meia maratona e cheguei bem preparada, por isso consegui fazer uma boa prova.

Aprovou o novo percurso?

Principalmente o novo horário.  Gosto mais de correr pela manhã, mas, esse horário, no final da tarde, sem o calor, ajudou muito os participantes, que não sofreram tanto com o sol.

Pensa em voltar no próximo ano?

Se nada atrapalhar, estarei aqui, para brigar por mais uma vitória.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas