sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Roteiro une RN e Ceará

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha

Fortalecer o turismo entre as duas capitais. Esse é o objetivo do projeto Turismo Integrado Natal-Fortaleza, que inclui também Pipa (RN) e Canoa Quebrada (CE). Com elaboração a cargo das secretarias de Turismo dos quatro municípios envolvidos, o projeto será lançado na próxima terça-feira em Natal e na quinta-feira em Fortaleza.
Concebido no final de 2019 para ser lançado no primeiro semestre de 2020, o projeto ficou parado devido à situação de insegurança sanitária. Mas, com todos os cuidados de biossegurança, será finalmente colocado em prática.
Na prática, o projeto prevê que o turista inicie a viagem por uma das capitais e finalize o roteiro por outra. A ideia é de um roteiro detalhado, com sugestões de passeios bem diversificados, do turismo de aventura ao de contemplação e ecologia, entre outros. A divulgação inclui feiras e workshops do setor de Turismo neste segundo semestre.
Natal – Para o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, o projeto vai ajudar a impulsionar a economia, que vem sofrendo grandes perdas neste período de pandemia. “A ideia surgiu antes do coronavírus, mas agora ganhou força, pois há uma demanda maior por viagens internas. Por outro lado, o projeto vai impulsionar a economia nesses municípios, onde o profissional de turismo está ávido por voltar a trabalhar”, comenta Fernando Fernandes.?

Pipa – Já o secretário de Turismo de Tibau do Sul (RN), Lavoisyer Macena, ressalta que os quatro destinos estão entre os mais buscados no Nordeste. “Nossas belezas naturais, estrutura hoteleira, gastronomia e hospitalidade são ideais para tornar esse projeto uma importante ferramenta na retomada econômica”, observa.

Fortaleza – “No final de 2019, fui a Natal levar a ideia ao secretário Fernando Fernandes, que não só acolheu, como se entusiasmou. Também apresentei a ideia ao ministro do Turismo, Gilson Machado, que manifestou interesse”, ressalta o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Aracati – O secretário de Turismo de Aracati, Luan Mota, e o prefeito Bismarck Maia (ex-secretário de Turismo do Ceará), do município onde fica a praia de Canoa Quebrada, comentam que é preciso estar preparado para a retomada. “Normalmente, sem pandemia, o movimento de turistas de Canoa Quebrada é praticamente a metade do movimento de cinco agências bancárias. Isso hoje está parado”, avaliam.

Roadshow da PB vem a Natal e Mossoró
A Paraíba começou nesta semana um roadshow por cinco estados do Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. A ação conta com a participação da Secretaria de Turismo de João Pessoa, da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e da Fecomércio-PB. Depois de passar por Salvador e Aracaju, a série de workshops será na próxima semana em Maceió (AL), Caruaru (PE), Recife (PE), Natal (RN) e Mossoró (RN).
O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, comenta que essa ação, nesse momento, reforça a tendência do turismo regional, com viagens de curta distância, o chamado turismo de proximidade. A localização da capital paraibana, segundo ele, privilegia a cidade e permite que os turistas combinem roteiros de uma semana, podendo visitar outros destinos, como Recife e Natal.
Vacinação – Daniel Rodrigues enfatiza que João Pessoa, que está em processo acelerado de vacinação contra a Covid-19, está sendo considerada uma cidade segura para os turistas, cumprindo todas as normas de biossegurança. “A prefeitura está otimizando a vacinação e estamos entre as cidades que mais tem vacinado sua população”, ressalta o secretário.
Além de técnicos da Setur João Pessoa, PBTur e Fecomércio-PB, integram o roadshow representantes das cidades do Conde e Campina Grande, além dos hotéis Aruanã, Bessa Beach, Best Western Caiçara, Cabo Branco Atlântico, Hardman Praia Hotel, Hplus Beach, Littoral Hotels, Nord Hotels, Oceana Atlântico Hotel, Slaviero Hotel e a Luck Receptivo João Pessoa.
Evento fortalece o ecoturismo do RN
A Emprotur promoveu mais uma edição do Adventure Connect na quarta-feira passada. O evento, que ocorreu de forma virtual, foi mais uma parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA) e reforçou as possibilidades do destino Rio Grande do Norte nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Contou com oficina gastronômica e encerramento com apresentação cultural.
Para o presidente da Emprotur, Bruno Reis, é fundamental estimular novos segmentos e nichos de mercado. “Estamos possibilitando a aproximação do trade com associações como a ATTA e Abeta para gerar novos produtos turísticos e mais negócios”, afirma.
Já o representante da ATTA no Brasil, Diego Arelano, diz que “foi um momento exclusivo e de fortalecimento para a comunidade do turismo de aventura e ecoturismo no RN, representando o comprometimento dos gestores públicos e dos empresários do trade local, todos empenhados em desenvolver o segmento de uma forma sustentável.”
Palestra sobre turismo de luxo na Pipa
Na próxima quarta-feira (16), às 16h, no Hotel Sun Bay, na Pipa, a CEO da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Simone Scorsato, ministrará palestra sobre as tendências do segmento de luxo. O evento é voltado para proprietários e gerentes de hotéis e de restaurantes, além de demais representantes da cadeia produtiva do turismo.
“Tenho certeza que temos preciosidades no Brasil para o mercado de luxo, ainda mais nesse momento em que o Brasil foi redescoberto pelo consumidor acostumado a viajar pelo mundo. Autenticidade, detalhes que fazem a diferença e alta qualidade de serviço são a espinha dorsal de um empreendimento de luxo. Tenho certeza que Pipa tem muito a me mostrar nestes quesitos”, observa a especialista Simone Scorsato.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas