quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Rótulos dos alimentos terão que informar sobre gordura

- Publicidade -

São Paulo – Mais um dado estará disponível no rótulo dos alimentos brasileiros a partir de 1º de agosto: quanta gordura trans o produto industrializado  carrega. A decisão integra um sistema de vigilância da qualidade dos alimentos  que se fortalece no Brasil e em outros países, como Estados Unidos. A gordura  trans é seu novo alvo. 

As empresas têm até o dia 31 de julho para se adaptar às novas regras. Elas  foram escritas com os órgãos de vigilância de saúde dos demais países do Mercosul,  para facilitar o trânsito dos produtos.  Em grandes quantidades, a gordura trans, ou ácido graxo transverso, é perigosa  para a saúde, como demonstram pesquisas feitas nos últimos cinco anos. Ela aumenta  o nível do colesterol ruim e diminui o do colesterol bom, piorando a situação  de quem já tem propensão a doenças cardíacas.

Se para a saúde ela é perigosa, para a indústria alimentícia a gordura trans  é básica. Ela permite que os alimentos sejam consumidos em temperatura ambiente  e conserva o produto por mais tempo, além de deixar tudo mais crocante e apetitoso.  Poucas empresas até agora acharam substitutos saudáveis que mantenham o sabor.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a gordura trans não ultrapasse  1% do consumo calórico diário. A nova resolução da Agência Nacional de Vigilância  Sanitária (Anvisa) não exige que a tabela nutricional contenha essa informação,  nem como comparativo para o consumidor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas