Cookie Consent
TN Família
Síndrome aumenta risco de cardiopatias
Publicado: 00:00:00 - 12/03/2017 Atualizado: 10:41:43 - 11/03/2017
O risco de doenças cardiovasculares foi detectado na maioria das entrevistadas para o estudo da nutricionista Graça Morais, base para sua tese de mestrado. Segundo ela, grande parte das mulheres apresentaram um aumento de 80% da circunferência abdominal, além de alterações no colesterol e triglicerídeos; o que já caracteriza a síndrome metabólica.
Nutricionista Graça Morais ensinou nas oficinas para as participantes da pesquisa receitas saudáveis e funcionais que podem ajudar a reverter alguns fatores de risco

Leia Mais

A nutricionista também constatou sobrepeso em quase todas as pesquisadas. As obesas representaram 50% do total e 25% tinham excesso de peso. Os  dados preocupantes de diagnóstico instigaram Graça Morais a fazer oficinas e palestras  para as participantes do trabalho, no intuito de unir teoria e prática.

“Quando você faz essa associação, você desperta um maior desejo dessas mulheres diante do confronto das insatisfações que elas têm. Isso tudo porque o trabalho era fazer a relação da imagem corporal com o estado nutricional e a prevalência da síndrome metabólica”, comenta a nutricionista.

Para tratar e prevenir a síndrome metabólica primeiro é preciso mudar hábitos de vida e adotar uma dieta saudável, com pouco carboidrato simples e gorduras saturadas, que seja rica em fibras, carnes magras, frutas e vegetais.

Para manter o peso, que tal adotar caminhadas e corridas regulares. Cerca de 150 minutos semanais são suficientes para manter a forma e com isso controlar a pressão e o colesterol.

Medicamentos são necessários nos casos de diabetes, hipertensão e colesterol alto. Em caso da incidência dos sinais da síndrome metabólica, o mais indicado é procurar um médico.

Participante da pesquisa praticou o que aprendeu nas oficinas e perdeu peso
A maior motivação da pedagoga Miriam de Araújo, 57 anos, foi acreditar na importância da educação nutricional na vida das pessoas. Mas não foi apenas isso. Ela também apresenta um dos sintomas característicos da síndrome metabólica, a obesidade.
Ela diz já acompanhar o trabalho da nutricionista Graça Morais há bastante tempo, e quando soube da pesquisa acadêmica, resolveu se dispor a participar.
Míriam de Araújo, 57 anos, pedagoga
Para a pedagoga, a população não está suficientemente informada sobre nutrição. “Nós percebemos em contato com as pessoas, com amigos, que há um desconhecimento dos princípios que regem a alimentação. As pessoas até querem. Acho que é o caso de haver uma política pública nesse sentido.”

Graça Morais considera um assunto de suma importância pelo fato de a nutrição estar co-relacionada a fatores neurológicos e psicológicos, entre outros.

Foi participando da pesquisa da nutricionista que a pedagoga descobriu ser intolerante à lactose e a partir daí, passou a incorporar outros ensinamentos para o seu dia a dia. “Às vezes quando vou naquela ânsia para comer um pão, aí digo não e já vou para a macaxeira, batata doce, inhame... E eu tenho sentido um bem-estar na minha saúde. Tenho me sentido bem mesmo, inclusive com redução desses sintomas.”     

SÍNDROME METABÓLICA
Conheça os fatores de riscos para a doença e aprenda a fazer uma receita saudável

O QUE É
A patologia ocorre quando estão presentes pelo menos três dos cinco critérios abaixo:

Circunferência abdominal (cintura) superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem; 
Pressão arterial elevada – sistólica (máxima) acima dos 130mmHg e a diastólica (mínima) acima dos 85mmHg;
Glicemia de jejum alterada (110 mg/dL) ou diagnóstico de diabetes;
Triglicéride acima de 150 mg/dL;
HDL colesterol abaixo de 50 mg/dL na mulher e abaixo de 40 mg/dL no homem.

Se você tem três dos cinco critérios acima, procure um especialista. Profissionais de cardiologia, endocrinologia ou nutrição.

RECEITAS SAUDÁVEIS

Maionese funcional

Ingredientes:
01 xícara (chá) de leite de gergelim
01 banana cozida quente
¾ xícara (chá) de azeite saborizado
Suco de um limão

Modo de preparo:
Bater no liquidificador a bebida vegetal com a banana verde e acrescentar a mistura do azeite saborizado e o limão.

Patê

Ingredientes:
02 xícara (chá) de maionese funcional
½ xícara 9chá) de castanha do Pará e de caju
¼ xícara (chá) de mistura de sementes
01 xícara (chá) de sardinha
01 xícara (chá) de cenoura ralada

Modo de preparo:
Misture bem os ingredientes


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte