São João de Natal consolidado

Publicação: 2019-06-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Álvaro Dias
Prefeito de Natal

A exemplo do carnaval e do Natal em Natal, este ano demos um grande passo para consolidar também o nosso São João. No período de cinco dias, 154 mil pessoas compareceram ao Arena das Dunas para assistir as apresentações musicais de grandes nomes da música popular brasileira e natalense. Sucesso absoluto no dizer dos muitos cidadãos entrevistados pelas emissoras locais.

Mas o São João de Natal não se resume a isso. Nossa festa se espalha pela cidade e  reuniu 2.500 brincantes, dentre eles 377 músicos locais e 800 componentes de quadrilhas nos palcos da Cidade da Esperança, na zona oeste, da Funcarte e das Rocas, na zona leste, na Arena Itapetinga e no Ginásio Nélo Dias, na zona norte, e ainda na Arena das Dunas, na zona sul. Os festejos juninos são tradicionais no Nordeste brasileiro. Fazem parte da nossa cultura, da nossa personalidade, da nossa vida. Além disso, nossa cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil e precisa apresentar novas e boas opções para atrair mais visitantes, o que cria um ciclo positivo que gera renda, trabalho e emprego e por fim retorno também para os cofres públicos com melhoria na arrecadação de tributos.

Por isso mesmo, a Prefeitura está promovendo 25 dias de festas, incluindo duas grandes programações, que são o Festival de Quadrilhas Juninas e o Forraço, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos ou para que autores já conhecidos na cidade possam apresentar novos trabalhos. Este ano, nosso São João contou com arraiás espalhados nas quatro zonas administrativas de Natal, além da presença de nove artistas nacionais e 58 atrações musicais locais nas principais arenas montadas pela Prefeitura. É importante frisar que a festa também tomou conta da rede municipal de ensino com os arraiás juninos escolares, importantes aliados na integração escola-família. Nunca é demais destacar que tudo isso resultou em importante incremento à nossa economia com a geração de emprego e renda em diversos níveis do nosso estrato produtivo.

Este ano promovemos o maior São João da história de Natal com uma programação musical e cultural diversificada, bem ao gosto dos mais variados segmentos da população em palcos, arenas e arraiás de rua, contemplando todos os ritmos da cultura brasileira de raiz. Já o Festival Gastronômico, realizado na área externa da Arena das Dunas, contou, é claro, com as clássicas barraquinhas de comidas típicas e também com múltiplas ações culturais como o festival junino de Natal e a mostra cultural de Natal, exibindo o autêntico forró pé de serra em torno do coreto armado especialmente para a festa, venda de artesanato e exposição de obras artísticas.

Fazendo um balanço geral, a conclusão é clara e evidente: o São João de Natal superou todas as expectativas. Multidões compareceram aos muitos shows contrariando as adversidades do clima, as pessoas puderam aproveitar as festas com segurança e tranquilidade, e o sistema de transporte funcionou satisfatoriamente. Por essa razão ouso dizer que esta festa veio para ficar. O São João já faz parte do calendário de eventos da cidade. Vamos procurar aperfeiçoar a cada ano para garantir uma festa junina grandiosa, capaz de rivalizar com as tradicionais que já ocorrem há muito anos nas principais cidades do Nordeste. A nossa festa vai sim ocupar com destaque o calendário junino da região.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários