São João de Natal reaquece com grandes shows e festivais

Publicação: 2019-05-30 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

A Prefeitura do Natal tem investido na realização de grandes eventos como forma de atrair turistas, gerar fonte de receita para o município e propiciar emprego e renda para a população. É assim com o Natal em Natal, em dezembro, e o Carnaval, em fevereiro. A nova aposta agora é no São João, festa que andava um pouco adormecida na cidade mas que nunca deixou de ser comemorada pelos natalenses.

Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro participou do lançamento do São João de Natal. A atração também foi escalada e se apresentará no Festival Forraço
Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro participou do lançamento do São João de Natal. A atração também foi escalada e se apresentará no Festival Forraço

Para o São João deste ano a prefeitura está investindo R$ 2 milhões de recursos próprios (para se ter uma ideia, o investido no Carnaval 2019 foi de R$ 5 milhões). Com esse investimento foi possível garantir uma programação junina com artistas do porte de Simone e Simaria, César Menotti e Fabiano, Zezé de Camargo e Luciano, Xand Avião, além de Genival Lacerda, Rita de Cássia, Eliane, Circuito Musical, Saia Rodada, Zé Hilton do Acordeon, Grafith e Cavaleiros do Forró, todos com entrada franca.

Mas a lista de atrações é bem maior, totalizando 8 atrações nacionais e 55 locais, distribuídas em 25 dias de festa. Somado a eles ainda tem os componentes de quadrilhas juninas e brincantes. A festa oficial da prefeitura começa na próxima sexta-feira (31) e se estende até o dia 24 de junho. A programação foi lançada oficialmente ontem (29), num café da manhã para imprensa e convidados.

“O turismo é nossa principal fonte de renda. Então estamos investindo em importantes atrações para consolidar o São João como mais um grande evento atrativo de turistas, como o Natal em Natal e o Carnaval, gerando fonte de receita e renda para o município. Nenhuma cidade que faz o São João se aproxima das belezas naturais que Natal tem”, disse o prefeito Álvaro Dias durante o lançamento. Sobre o investimento na festa, ele disse que está buscando patrocinadores para dividir os custos. “Vamos fazer o São João com o apoio da iniciativa privada. Estamos nos reunindo com alguns dos patrocinadores. Acredito que teremos uma importante parceria entre o setor público e privado”.

Prefeito Álvaro Dias destaca incremento da festa junina na capital como forma de atrair turistas e gerar emprego
Prefeito Álvaro Dias destaca incremento da festa junina na capital como forma de atrair turistas e gerar emprego

Também presente no lançamento, o secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão, ressaltou o caráter multicultural da programação e a descentralização da festa, que distribuída pelas quatro zonas da cidade. “Abrimos espaço para o tradicional e o contemporâneo. E pela primeira vez o São João vai dialogar com as quatro zonas administrativas da cidade”, comentou Dácio. O secretário também aproveitou o momento para pedir um minuto de silêncio em homenagem ao cordelista potiguar Xexéu e ao músico Gabriel Diniz, falecidos nos últimos dias. Gabriel Diniz seria uma das atrações do São João de Natal.

Além dos shows musicais, a programação abrange festival gastronômico e dois festivais de quadrilhas juninas, um na zona Norte e outro na Arena das Dunas. Os palcos da Prefeitura estarão montados na Cidade da Esperança (zona Oeste), Pátio da Funcarte e Rocas (zona Leste), Arena Itapetinga e Ginásio Nélio Dias (zona Norte) e Arena das Dunas (zona Sul). A Prefeitura também investiu em diversos arraiás de rua e quadrilhas (tradicionais, estilizadas e cômicas), contemplados através de chamadas públicas.

Simone e Simaria fecham o dia 15 na Arena
Simone e Simaria fecham o dia 15 na Arena

A programação oficial começa com o São João do Povo, de 31 de maio até 9 de junho, na Arena Itapetinga, na Zona Norte. Também na região, sendo que na área externa do Ginásio Nélio Dias, acontece a 31ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas, de 13 a 16. No mesmo local, entre 14 e 16, acontece o Forraço.

Mas o principal pólo da programação é o Arena das Dunas, onde, na área externa, acontecerão os grandes shows, o Circuito Gastronômico, as apresentações do Coreto (com o 2º Concurso de Marchinhas Juninas “Faz Mais Elino”) e o Festival de Quadrilhas Juninas. A programação vai do dia 12 até 24 de junho.

Programação:

Zona Oeste
Palco Cidade da Esperança

01/06 - Luizinho Nobre

Zona Leste
08/06 - Arraiá do Outro Par (Cidade Alta), com Dusouto e Forró na Caixa

21/06 - Palco Rocas, com Vagner Buchecha e Nana Neném

22/06 – Palco Rocas, com Fabiano Barbosa e Banda, e Luizinho Nobre

Zona Norte
São João do Povo (Arena Itapetinga)

31/05 - Circuito Musical, Grafith, As Estrelas, e Balanço do Brega

01/06 - Jonas Lima, Panka de Bakana, Montagem, Flor de Liz, Crys Holanda e Papel Gomes

02/06 - Lito Lins, Rodriguinho e Guga Playboy

07/06 - Rita de Cássia, Grafith e Lucas Boquinha

08/06 – Caninana, Paulinho Pauleira, Última Hora e Felipe Santos

09/06 – Eliane, Felipe Santos, Última Hora e Rastro de Menina

XXXI Festival de Quadrilhas Juninas de Natal
13 a 16/06 – Área externa do Ginásio Nélio Dias

Forraço (Área externa do Ginásio Nélio Dias)
14/06 - Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro e Kanelinha

15/06 - Banda Detroit

16/06 - Papel Gomes e Crys Holanda

Zona Sul
Arena das Dunas

12/06 - Zé Hilton do Acordeon, Genival Lacerda e Xand Avião

13/06 - Forró Meirão, Pedro e Erick, e Zezé de Zamargo e Luciano.

14/06 - Alexandre Moreira e Banda, Luizinho Calixto, e César Menotti e Fabiano

15/06 - Roberto do Acordeon, Joquinha Gonzaga, e Simone e Simaria

16/06 - Banda Rojão, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró

Circuito Gastronômico de Natal
12 a 24/06 – Arena das Dunas

Mostra Cultural: Coreto (Arena das Dunas)
17/06 - Trio Forró Pé de Serra

18/06 - 2º Concurso de Marchinhas Juninas, Homenagem a Elino julião com Galvão Filho, e shows de Carlos Zens e de Fuxico de Feira

19/06 - Forró NaManha e Luizinho Nobre

20/06 - Messias Paraguai (Part. Carlos Alexandre Jr) e Cebola Ralada

21/06 - Quarteto Linha no Forró e Gisele Alves

22/06 - Leão Neto e Jaina Elne

23/06 - São João das Crianças, Nara Costa e Forró Estribado

24/06 - Trio Trancelim (Ângela Castro, Maira Soares, Lipe Guedes) e Mônica Jucá (Forró das antigas)

Festival de Quadrilhas Juninas
18 a 24/06 – Arena das Dunas









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários