"Saída" é João Pessoa?

Publicação: 2019-05-10 00:00:00 | Comentários: 0
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Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O principal portão de entrada e saída do Rio Grande do Norte, atualmente, seria o aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, na Grande João Pessoa (PB)? Ainda não dá para afirmar, mas que o equipamento paraibano atende a expressiva parcela de turistas que viaja para Natal, assim como aos próprios norte-rio-grandenses, já há mais de um ano, é fato comprovado.

Pelo menos foi algo nítido e bastante enfatizado até a semana passada, já que o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-RN, George Costa, informa que a entidade divulgará novo Radar de Passagens Aéreas na próxima segunda-feira e é possível, segundo ele, que diante da saída da Avianca Brasil do mercado os preços praticados na Paraíba também tenham aumentado.

Malha aérea ainda mais reduzida
O presidente da Abav-RN, Abdon Gosson, é um dos mais revoltados com a situação, que se agravou com a perda de dois voos da Avianca Brasil, para São Paulo-GRU e Brasília, há dez dias. Para a capital paulista, Rio de Janeiro e Brasília, Natal conta com apenas oito operações diretas da Gol e cinco da Latam, já que a Azul só voa (sem escalas) de São Gonçalo para Recife através de quatro frequências diárias em ATR-72, que fazem a distribuição dos passageiros através do hub do aeroporto da capital pernambucana.

"As passagens aéreas para Natal continuam, inexplicavelmente, de 40% a 60% mais caras do que as praticadas em capitais próximas a Natal, como João Pessoa e Recife. Ás vezes chegam a picos de 100% e até 200% mais caras. É uma maldade! Os agentes de viagens, atualmente, dão três opções de chegada e saída para quem quem vem ou sai do Rio Grande do Norte: via Natal, que é o óbvio; por João Pessoa, que tem sempre os melhores preços; e através do aeroporto de Recife. Em certos casos, o passageiro opta até por Fortaleza, se compensar. Estou falando de voos nacionais e internacionais. É triste a realidade do Turismo em Natal, tanto o emissivo como o receptivo", lamenta.

Novos "players" no mercado
Abdon Gosson enfatiza que, além dos grupos de zap que compartilham viagens de Natal para o aeroporto de João Pessoa por incríveis R$ 50 (mais barato do que um táxi ou mesmo aplicativo para o São Gonçalo do Amarante), há um verdadeiro comércio ambulante de produtos e serviços turísticos do Rio Grande do Norte no aeroporto Castro Pinto.

"É incrível. Há muitos motoristas oferecendo transfers para Natal. A que ponto chegamos! O pessoal mais idoso não topa essas aventuras. Acaba deixando de sair da capital potiguar para viajar, ou mesmo de vir para cá fazer turismo. Fica cansativo pegar carro, estrada, enfrentar tempo de espera no aeroporto e depois três horas de voo. O que assistimos no Rio Grande do Norte, por conta desse gargalo aéreo, gera o enfraquecimento de uma cadeia produtiva responsável por 120 mil empregos no setor no Estado", reclama.

Passagens caras, porém voos lotados
Apesar das visitas constantes nos últimos cinco anos às diretorias das companhias aéreas, tanto do ex-secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, como da atual titular da pasta, Ana Maria Costa, ainda não houve solução para o imbroglio. Por que as passagens aéreas são bem mais caras para Natal? Por que o número de frequências não se amplia? Em contrapartida, comenta o presidente da Abav-RN, "o load factor de Gol, Latam e Azul nas operações para São Gonçalo do Amarante certamente é superior a 95%".

Soluções?
Estão voando O próprio presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, que fez palestra no Fórum de Turismo do RN, em março, em Natal, afirmou que reconhece o problema. Mas não explica nem justifica o entrave na malha aérea.

Brasileiro de Oftalmologia em Natal
O presidente do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque, e a gerente da entidade, Kalliny Gomes, participaram recentemente de uma reunião de captação com o presidente do Conselho Regional de Oftalmologia - CBO, Dr Marco Rey. Na ocasião foi confirmado para Natal o 65° Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 2021, no Centro de Convenções de Natal, com estimativa de sete mil participantes.

Paralelamente, o trabalho de divulgação do Natal CVB não pára. Durante o V SICTEC – Seminário de Introdução ao Curso Técnico de Eventos, a gerente da entidade, Kalliny Gomes, mostrou a importância do profissional de eventos e falou sobre o trabalho dos conventions bureaux, em geral.

O objetivo do seminário foi apresentar o Curso Técnico Integrado em Eventos por meio de palestras, oficinas e relatos de profissionais que atuam na área de realização e planejamento.

A intenção do Natal CVB junto ao instituto federal é manter a integração entre as entidades para fortalecer o relacionamento e pesquisas técnico-cientificas. A palestra teve o objetivo de informar aos alunos a importância do convention na prospecção e captação de eventos para Natal, assim como e a atuação do profissional no segmento Mice para o destino. Hub de Fortaleza é sucesso Gol, Air France e KLM transportaram mais de 2,5 milhões de passageiros entre destinos domésticos e internacionais a partir do aeroporto de Fortaleza, um ano após a abertura do hub da capital cearense. Foram mais de 17 mil voos operados no período. Nesses 365 dias, a estrutura cumpriu a função para a qual foi pensada, na avaliação das aéreas parceiras, pois o hub ampliou conexões de voos na região e também permitiu às companhias europeias expandirem sua atuação no Brasil ao ligar Fortaleza aos aeroportos de Amsterdam-Schiphol e Paris-Charles de Gaulle.






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