quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sabores compartilhados à beira mar

- Publicidade -

Uma nova maratona de degustações, receitas e descobertas culinárias começa nesta sexta-feira e seguirá por mais nove dias durante a 11ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa, um dos eventos mais aguardados do balneário. Ao longo de quase duas semanas, o festival trará oficinas e palestras conduzidas por chefs locais e de outros estados, convidados que deixarão ainda mais saboroso o tempero do litoral potiguar.
Tenda gastronômica será montada na Praça do Pescador
O espaço chamado ‘arena gastronômica’ vai concentrar a programação de oficinas e apresentações dos chefs convidados. E paralelo a isso, no restaurante do Hotel Ponta do Madeiro, será realizada no domingo uma nova edição do festim, uma noite privada com um ‘menu confiance’, a cargo dos renomados chefs Paulo Machado (MS) e Jaqueline Franco (RS). São verdadeiras experiências degustativas. Só indo para saber.

O primeiro dia do evento já começará deliciando a todos com o tradicional ‘tacho beneficente’, às 18h30, a cargo dos chefs Thiago Gomes Gabriela Sales. A renda será revertida para o projeto Afeto. A primeira oficina do evento será às 21h, com o chef e consultor Welder Albuquerque, e Angelo Medeiros encerrando a noite em seguida com sua nova torta presidente.

A sequência de oficinas do sábado deverá abrir variados apetites: começará às 18h com George Gepp, barista da São Braz, falando tudo sobre café; Paulo Machado falará do Pantanal e seus sabores pouco conhecidos; o chef mineiro Mário Portela vai discorrer sobre as carnes brasileiras e sua “moderna técnica primitiva”; e fechando a noite, o paraibano João Barreto apresentará a “cozinha dos orixás”.

No domingo, o Dia das Crianças não passará em branco no festival, começando às 18h com teatro infantil, e uma oficina às 19h30 com a mini chef Mariana do Nascimento, para “adoçar a vida”. Às 20h30  a doceira Help, famosa por suas cocadas, fará um papo de cozinha com Dona Maria Alves, a chef Bárbara Isabeaux (RN) ensinará doces caseiros, e às 22h30, o tradicional concurso pra escolher o Melhor Feijão de Pipa.

Já a segunda, terça e quarta serão dedicadas ao concurso de Novos Talentos, em três categorias: entrada, prato principal, e sobremesa. Volta a programação normal na quinta às 18h com  a comida de boteco da chef Luana Fernandes; Cristiana Tito e a cozinha funcional e prática; Valdir Araújo falará sobre a cozinha caiocoense, e Fabiana Dall Onder vai mostrar as propriedades dos vinhos saudáveis. Na sexta, destaque para o sommelier Felipe Cesca, da vinícola Miollo, e Carla Correia, participante do último Master Chef Brasil, com a oficina “O sabor da mente”. No sábado, encerramento com a cozinha latina do chef André Nogal (RJ) e a modernidade brasileira para o chef Alex Floyd.

Serviço:
11º Festival Gastronômico e Cultural de Pipa.
De 09 a 17 de outubro.
Acesso gratuito (menos no festim).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas